Liberdade Áreas Comuns
31138
portfolio_page-template-default,single,single-portfolio_page,postid-31138,stockholm-core-1.2.1,select-theme-ver-5.2.1,fs-menu-animation-underline,side_area_over_content,wpb-js-composer js-comp-ver-6.1,vc_responsive

LIBERDADE

ÁREAS COMUNS

O que significa morar no centro de uma grande urbe? Esta pergunta guiou o projeto da TODOS Arquitetura para a criação da identidade de interiores deste residencial localizado no coração do Bairro da Liberdade em São Paulo. Aqui o futuro converge. Tecnologia, o Humano, Cidade e Natureza são parte de uma mesma rede. Uma rede feita de múltiplas conexões.

 

No Lobby a conexão com a natureza se faz presente através do Design Biofílico. Com layout fluido e generosas aberturas laterais este espaço é banhado por luz natural, além de ter um bela integração visual com o jardim ao fundo. Destaque para a escada helicoidal que liga o lobby ao coworking. Com suas cores e forma a arquitetura também ganha leveza, fluidez e naturalidade.

No lobby e no espaço de café ao fundo, o aspecto outdoor é reforçado pela paleta cromática repleta de personalidade composta por verdes e tons terrosos. Os acabamentos amadeirados do mobiliário e dos painéis que revestem paredes e pilares completam o clima.

Para um vida mais integrada e inteligente, projetamos um verdadeiro Office Home. Aqui o escritório conta com todas as vantagens de um espaço dedicado ao trabalho mas sem perder os ares de casa.

 

O layout diverso e diferentes tipologias de mobiliário garantem um espaço plural e dinâmico. Ao centro mesas comunais podem ser usadas para trabalhos e estudos em grupo, enquanto bancadas e assentos perimetrais garantem maior privacidade. Ao fundo um descontraído lounge, com seu espaço de café, cria o espaço perfeito para os momentos de pausa.

Ressignificar a vocação de algumas áreas coletivas foi fundamental para o desenvolvimento de um projeto que permitisse melhor aproveitamento e utilização mais inteligente do espaço.

 

O grande salão de festas abre espaço para um aconchegante espaço de estar e celebrar. Como em uma casa, a cozinha se torna centro e espaço de conexão como outro, ganhando status de Cozinha de Estar.

 

O layout foi pensado de forma a criar múltiplos ambientes que podem ser usados por pequenos grupos de moradores. Mobiliário flexível e divisórias leves garantem um espaço versátil que, de forma prática, pode ser facilmente integrado para receber eventos maiores

No residencial Liberdade estar no centro significa fazer parte de uma comunidade multicultural e diversa. Uma comunidade com o olhar voltado para o futuro, mas sem perder a conexão com a sua história.

– FABIO MOTA,
SÓCIO E DIRETOR EXECUTIVO DA TODOS

Áreas de Serviço? No residencial Liberdade estas tradicionais áreas foram repensadas, se tornando verdadeiros espaços de conveniência e, por que não, convivência.

 

Para dar o melhor apoio às compras que são feitas on-line, um prático e completo safe storage foi projetado de forma integrada à recepção. Contando com armários, lockers, cabideiro para receber a roupa passada, bem como freezers para os alimentos que chegam do mercado, esta área é essencial para suportar uma vida mais conectada e inteligente.

De forma a garantir unidade visual e harmonia ao longo de todo o projeto, a lavanderia recebeu a suave paleta cromática em tons de verde e branco presente nas áreas sociais do empreendimento. Mobiliários com acabamento em madeira reforçam o clima natural do espaço.

 

Destaque para as tábuas de passar que podem ser facilmente armadas e, ao final do uso, guardadas de forma integrada à marcenaria. Neste mesmo módulo nichos organizam os cestos de roupa, uma generosa bancada conta com dois tanques de lavar, além de estruturas aéreas permitirem pendurar a roupa que acabou de ser passada.

Aqui a “mão na massa” é valorizada! No melhor conceito DIY (Do It Your Self), foi projetado um espaço de trabalho que conta com uma bancada para pequenos reparos e pegboard para as ferramentas.

No residencial Liberdade a conexão com a cidade se dá também pela valorização de formas alternativas de locomoção. Aqui as Bikes são bem vindas e ganharam um espaço com bastante personalidade com grafismo que remete às faixas de sinalização urbana.

FICHA TÉCNICA
Nome do Projeto: Liberdade Áreas Comuns
Projeto: Todos Arquitetura
Local: Liberdade, São Paulo – SP
Equipe: Laís Delbianco, Maurício Arruda, Fabio Mota, Camila Escobar, Rogério Gurgel, Vinicius Fernandes, Marcela Silveira, Ricardo Brito, Yuri Santana, Guilherme Fiorotto, Carol Lindenberg, Viviane Santinon
Área: ??? m²
Ano: 2020