EAÍ MKT
33042
portfolio_page-template-default,single,single-portfolio_page,postid-33042,stockholm-core-1.2.1,select-theme-ver-5.2.1,fs-menu-animation-underline,side_area_over_content,wpb-js-composer js-comp-ver-7.9,vc_responsive

EAÍ MKT

Neste projeto corporativo que desenvolvemos em São Paulo, criamos uma experiência para quem cria experiências. Esta agência de conteúdo chegou disposta a abraçar variados modelos de trabalho: bom teste para sua nova sede na Vila Madalena. São 552 m² distribuídos em dois pavimentos e um terraço aberto. Quem caminha ao longo do espaço é capaz de notar os diversos tipos de estações, todas prontas para acolher funcionários e clientes.

A entrada do escritório dá a medida do impacto a partir da combinação entre o sofá-ilha rosa, a escada verde-menta que dá acesso ao mezanino e a sala de reuniões envolvida pela película iridescente. O mix de cores, aliás, foi definido a partir do logo da empresa, que também brinca com o efeito furta-cor. Sofá do Studio Massa, poltronas baixas de Ricardo Barddal para Boobam e mesas de apoio de Fernando Jaeger.

O logo colorido deu margem para o projeto de arquitetura ousar nas cores. Vem dali a ousadia para a escolha da película iridescente autoadesiva como elemento marcante do projeto. Ela envolve a principal sala de reuniões e as janelas escotilha das salas do mezanino. O efeito colorido aparece ainda na mesinha de apoio da Cultivado em Casa e em outros detalhes, que vão aparecer a seguir.

A conexão com o mezanino se dá a partir da escada metálica com base de granito, original do espaço. A cor, no entanto, é nova: o tom é o Folclore, da Tintas Coral. A parede envidraçada multiplica a imagem da estrutura e das luminárias (Lustres Yamamura) que ocupam o vão livre sob os degraus.

Um dos vários modelos de estação de trabalho, a mesa ampla acomoda a equipe que precisa estar junto ao hub de impressão – e da cafeteira também. Aqui se destaca o piso vinílico, capaz de aguentar bem a rotina das cadeiras de rodinhas sem riscos ou desgastes visíveis. O padrão escolhido foi o Jabuticaba, da Serie Ambienta, da Tarkett. O grande locker torna a rotina na empresa mais prática e funcional.

Já nos banheiros, o tom de branco, oposto, se destaca, aparecendo nos revestimentos de metrô na parede, na bancada de mármore branco, na marcenaria sem puxadores (apenas uma cava na parte alta de cada porta) e nas arandelas sobre o espelho.

O modo de trabalhar se transformou nos últimos anos. É possível conciliar o home office com espaços superconectados que também são acolhedores

– MAURICIO ARRUDA,
SÓCIO DA TODOS

Temos mais exemplos de diferentes espaços de trabalho, cada um adequado para uma necessidade específica. Em primeiro plano, mesas coletivas com postos em ambos os lados; nos nichos coloridos (cor Shakespeare, da Tintas Coral), estações que acolhem duas pessoas por vez com a possibilidade de ficarem isoladas – boa solução para reuniões curtas ou apresentações pontuais. Logo à direita da estante que também é divisória, outros dois nichos, agora individuais e sem isolamento.

Para que fosse possível ter essa sala de ideação – chamamos assim por acolher a mesa modular, boa solução para reuniões com grande parte da equipe – nós construímos uma espécie de laje onde antes era um vão de pé-direito duplo. A mudança contou com cálculo estrutural, adição de viga, fechamento com painel wall e revestimento com piso vinílico. O escritório ganhou cerca de 30 m² com essa ampliação.

As salas do segundo pavimento são conectadas por essa janela escotilha – todas revestidas com a película iridescente que pauta a identidade arquitetônica do projeto.

Cozinha e copa confortáveis são elementos fundamentais para uma boa rotina de trabalho. Aqui, desenhamos a ilha com tampo de Formica branca brilhante e base de ferro anodizado, uma nova forma de repetir o efeito furta cor. O material se repete na luminária desenhada pela nossa equipe. A mesa de refeições tem bordas arredondadas mantendo a linha do ambiente vizinho. Sobre ela, luminárias da Zeromaquina, vendida pela Boobam. As poltronas roxas são da Innovare Work.

PLANTA BAIXA
FICHA TÉCNICA
Nome do Projeto: EAÍ MKT
Projeto: TODOS Arquitetura
Local: São Paulo, SP
Equipe: Lais Delbianco, Fabio Mota, Mauricio Arruda, Rogério Gurgel, Clara Nahas, Rebeca de Moura, Ricardo Lorando Macias, Maria Luiza Okazaki, Pedro Pollo e Marcela Silveira
Área: 552 m²
Ano: 2022
Fotos: Maura Mello