Existe um único segredo para conciliar praticidade e bom design em um imóvel compacto: basta apostar em soluções arquitetônicas multifuncionais. Neste apartamento tipo studio, cada centímetro dos seus 23 m² foi valorizado para torná-lo mais prático e confortável. Utilizar o mesmo piso desde a entrada até a varanda ajudou a criar a unidade visual que chega carregada de um clima bem contemporâneo. O piso de cerâmica 20 x 20 cm oferece uma textura essencial para deixar o espaço pequeno mais acolhedor.
Encontramos no color blocking – técnica que usa blocos de cor como elementos de destaque – um modo de delimitar os ambientes, mesmo sem divisórias. O azul do guarda-roupa pontua o espaço íntimo; o laranja reforça o calor da cozinha e o vinho cerca o banheiro e a área de entrada. A paleta urbana e atual funciona bem no conjunto já que, mesmo pequeno, o apartamento possui farta entrada de luz natural pela varanda. Para levar essa claridade até o único trecho fechado, o banheiro, fizemos uma janela redonda alta junto ao box.
Móveis que acumulam mais de uma função arrematam o projeto. Caso da cama que também é sofá, da cabeceira que também é baú e da bancada de trabalho que também é apoio para a cozinha. Em busca de leveza, apostamos num mesmo mármore branco para a bancada, o frontão e as prateleiras da cozinha. No entanto, é fácil imaginar um armário flutuante ocupando esse mesmo trecho, ampliando a área de armazenamento.
Para deixar a cama da Wooding com cara de sofá, criamos uma capa com um tapete bacana. O acolchoado retangular rígido apoiado lá na parede sugere a presença do encosto e as muitas almofadas decorativas tornam a profundidade mais confortável. A caixa de madeira na lateral age como cabeceira e como baú. Ali no canto, o banquinho é de Felipe Madira para a Boobam.
Integrar a varanda ao restante do apartamento traz aquele clima gostoso de ter a paisagem e o skyline mais perto da gente. A transição acontece de maneira suave, usamos o mesmo piso de cerâmica cinza 20 x 20 cm em todo o imóvel. Poltrona de Zanini de Zanine e mesa de apoio de Vinícius Siegar para Boobam. De frente para a cama, outra solução multiúso: o banco metálico da Meji Design pode apoiar plantas, livros e virar um auxílio para o vestir – a companhia de persiana, espelho do Estudio Ita e cabideiro ele já tem.
Envolto pelo volume vinho, o banheiro ganhou meia parede revestida com pastilhas cerâmicas azul-claro. O gabinete, também em tom de azul, acompanha as medidas da pia. Metais na cor preta modernizam o ambiente.