Quanta funcionalidade cabe em 38 m²? Pensando na rotina de um morador jovem e com vocação cosmopolita, aproveitamos a metragem compacta deste apartamento no bairro paulistano do Butantã para criar um projeto que concilia conforto com uma distribuição inteligente. A área social acolhe múltiplos papéis: ali há espaço para cozinhar, relaxar, trabalhar – e o home office ainda pode se converter em quarto de hóspedes.
O destaque da área social é a mesa tipo canivete, desenhada por nós, que cumpre função arquitetônica de divisão do espaço ao mesmo tempo em que marca presença como mobiliário
De fato, a peça funciona bem como apoio para a cozinha e, na lateral, vira base para o escritório doméstico, com direito à prateleira alta que complementa o canto de trabalho. Também é a partir dela que fica marcado o início do espaço de estar com sofá e TV. O ponto em comum às duas réguas aparece na estrutura tubular pintada no mesmo azul do teto, eixo para um possível giro no dia que o espaço pede mais liberdade.
A mesa tipo canivete se revela um recurso particularmente interessante para pequenos espaços. Com a base fixa em uma estrutura tubular, as abas podem se recolher uma sob a outra, já que possuem alturas diferentes (72 e 76 cm), liberando espaço em dias especiais. Aqui a estrutura funciona também com uma divisória informal de ambientes cheia de graça. Cadeira de Fernando Jaeger e pendente da LabLuz.
Na configuração atual, a área reservada para o pequeno home office pode ser convertida em quarto de hóspedes. Na rotina normal, a daybed encaixada no nicho amadeirado atua como canto de leitura; quando há visitas, ela rende uma ótima cama de solteiro.
Praticamente neutro – e sempre muito elegante – o tom de mostarda vai bem em inúmeras combinações, especialmente ao lado de materiais industriais, como é o caso da estrutura preta do armário, fechado com vidro canelado. Arandela da Golden Art, mesa da Tok&Stok, cadeira da HomeLab Design.
No banheiro, a bancada ampla de granito preto são gabriel polido reserva espaço para todos os itens da rotina de higiene e beleza. Nas paredes, o revestimento da Cerâmica Portinari (padrão Steel, cor DGR) avança até quase chegar ao teto; no piso, o porcelanato quadrado de 90 x 90 cm é o mesmo visto por todo o apartamento (padrão Artsy Cement Natural, da Portobello). Um deque de madeira encaixado no vão do box torna o espaço do banho mais acolhedor.