Integrar os ambientes de convivência eliminando divisórias é um desejo praticamente unânime, que realizamos neste apartamento de 173 m² localizado no bairro de Pinheiros, em São Paulo. Planejado para uma família de perfil contemporâneo, atenta à produção cultural local, o apartamento do H.I. Setin ganhou projeto com integração entre varanda, cozinha e área social, o que dá origem a um generoso espaço de convivência.
O uso híbrido dos ambientes permite que todo o local seja aproveitado plenamente. A cozinha conta com uma janela tipo camarão capaz de isolar o ambiente quando necessário. Armários que vão do piso ao teto, torre de eletrodomésticos e espaço para adega fazem parte do projeto. Há também uma copa de apoio com canto alemão, pronta para receber refeições rápidas ou mesmo facilitar a rotina de uma família com crianças. Mesa redonda de Fernando Jaeger e cadeiras modelo Gravatá, da Wentz Design.
O home office permanece integrado, embora um tanto resguardado, numa proposta bastante adequada para quem trabalha em casa. Um grande sofá feito sob medida – quase uma ilha central na sala – desponta como o elemento que divide informalmente os espaços. Outra ideia pouco convencional, mas de impacto, é a combinação de porcelanato no piso com forro de madeira no teto. A paleta como um todo segue a linha natural, pontuada de caramelo e azul.
As três suítes comportam banheiros de medidas confortáveis e bom número de armários. No ambiente do casal, incluímos uma penteadeira na lateral da cama, em contraponto ao closet que ocupa o lado oposto. Arandelas de Ana Neute e cadeira de palhinha da Wentz Design.
O quarto do meio, montessoriano, fica destinado à bebê. Móveis baixos, ao alcance da pequena, estimulam o desenvolvimento e a independência da criança.
Por fim, a terceira suíte atende às necessidades de um jovem interessado em esportes e no mundo digital.