Poucos briefings parecem tão desafiadores quanto o que demanda criar um espaço acolhedor para pedestres em plena Marginal Pinheiros, uma das vias de maior circulação da cidade de São Paulo, repleta de edifícios comerciais. A encomenda da incorporadora BR Properties surgiu para complementar o retrofit do Complexo Centenário e Plaza Centenário – este último apelidado de Robocop pelos paulistanos – assinado pela equipe do escritório Athié Wohnrath. O conjunto de três edificações vizinhas, mas até então sem conexão entre si, ganharia um térreo coletivo repleto de serviços. Coube a nós conectar esse espaço de maneira funcional, seguindo a nova linguagem arquitetônica que surgiu com a atualização do projeto.
Como forma de criar pequenos espaços de contemplação, elevamos as bordas das floreiras que acompanham o longo percurso de circulação. Desta forma, foi possível incluir os assentos de cumaru no entorno dos volumes. Num futuro próximo, o paisagismo desevolvido de forma integrada ao projeto, em parceria com Gabriella Ornaghi e Bianca Vasone, vai oferecer a sombra das espécies nativas aos visitantes. As lojas que ocupam a lateral da passagem ganharam um pergolado transparente, que deixa a luz passar ao mesmo tempo em que protege os pedestres de intempéries.
Escolhemos materialidades e soluções a partir dos elementos do projeto arquitetônico existente. Desta forma, todo o conjunto está em harmonia
O espaço entre vigas ganhou bancadas com cadeiras altas, espaço confortável para encontros rápidos.
Criamos também pequenas ilhas acomodadas sobre deques de cumaru, sobre as quais estão mesas mais baixas e cadeiras com espaldar. Aqui a permanência por um período maior de tempo se torna mais confortável. Mobiliário da ,Ovo.
Já no fim do trajeto, próximo ao ponto em que as três edificações se conectam, o espaço com pé-direito mais baixo tem configuração mais próxima de um estar, com poltronas, banquetas e mesa central.
Criamos um painel metálico ripado que mimetiza os acessos aos espaços de manutenção. Ao fundo, uma pintura geométrica cria a sensação de movimento durante o trajeto, que é longo, a partir das cores. No alto, a luminária em grid tem desenho da TODOS Arquitetura em parceria com a equipe da Foco Luz & Desenho, que assina o projeto de luminotécnica.
Praças internas contam com os grandes bancos que mesclam dois tipos de granito para acolher visitantes e servir de nicho para floreiras.
A escolha dos granitos Cinza Andorinha e Preto São Gabriel casam com o restante da materialidade dos edifícios do Complexo Centenário. Note ainda que a disposição das peças está alinhada com o desenho do projeto arquitetônico. Com o fim do dia, as luminárias em círculo se destacam e convidam os visitantes a apreciar o céu noturno.