Ressaltar a farta entrada de luz natural, mantendo a área social livre de barreiras, foi o primeiro caminho que escolhemos para desenvolver o projeto deste apartamento de 66 m² com duas suítes. O resultado final combina o layout acolhedor com uma paleta suave de tons terrosos, valorizando a nobreza de granitos, mármores e cerâmicas, todos em destaque com acabamentos e paginações contemporâneos.
Integrar a varanda de 6 m de comprimento à área social permitiu ampliar o estar e manter fluida a conexão com a sala de jantar e a cozinha, num formato que favorece a convivência. A marcenaria bem desenhada traz praticidade ao dia a dia dos moradores de maneira moderna: é a partir dos armários que nasce a sala de jantar, o bar iluminado e a passagem para o home office que também recebe hóspedes. A revalorização das rochas ornamentais ainda traz a brasilidade para perto, só que de uma forma nada convencional.
O tapete de sisal concentra os móveis do estar. Além do sofá com chaise, um par de cadeiras LCW, de Ray e Charles Eames recebem as visitas em torno do par de mesinhas de granilite da Mezas. Os quadros azuis são da Obrah e o verde, da Urban Arts.
A área social integra cozinha, sala de jantar e o canto de estar conectado à varanda. As duas suítes ficam em lados opostos, revelando uma distribuição muito funcional
O recuo da porta de entrada acolhe uma providencial sapateira. Há lugar para que os moradores se sentem para calçar, apoiem bolsas e confiram o visual no espelho com arco invertido antes de sair. Combinamos dois mármores diferentes no lavabo: o rosa bahia contorna a bancada, enquanto o branco paraná vai no lado interno da pia. Um vasto espelho forra a parede ao fundo e reflete com delicadeza as luzes instaladas nas laterais do forro no teto.
O terracota marca a identidade da cozinha desde a combinação de cerâmicas no frontão (revestimento Terralma 9 x 37 cm, da Portobello) até a marcenaria (MDF no padrão Bolonha Conceito, da Duratex). A bancada de granito Branco Itaúnas ganhou desenho com chanfro lateral que favorece a circulação. Note ainda, na sala de jantar, o nicho de travertino nacional que recebe o quadro da Urban Arts e abriga um bufê na parte inferior. A mesa de jantar foi feita sob medida e acompanha as cadeiras Serie 7, de Arne Jacobsen.
Existe um segredo no pórtico que aparece junto da entrada do quarto principal: ali fica o bar iluminado embutido em um rebaixo da marcenaria, tendo um espelho ao fundo.
A cabeceira mostarda vai de um canto ao outro do quarto principal. De um lado, mesa de cabeceira da Tok & Stok; do outro, uma penteadeira feita sob medida com espelho e um banquinho Girafa, criação de Lina Bo Bardi produzida pela Marcenaria Baraúna. O enxoval é da Riachuelo Casa.
Ter um canto de trabalho em casa se tornou uma necessidade comum. Aqui, o mesmo espaço recebe também os hóspedes – por isso a cama escolhida foi a que se parece mais com um sofá (modelo Skand, da Tok & Stok). Ao fundo, o papel de parede da branco cria um belo cenário para quem se posiciona na mesa adiante. A cadeira é de Fernando Jaeger. O mesmo piso off white que aparece nas áreas úmidas do apartamento se repete no banheiro de hóspedes. Aqui, as paredes vestiram o tom Mandacaru do revestimento Terralma, da Portobelo. O espelho que também é armário tem desenho da equipe da Todos e a marcenaria usa MDF no padrão Freijó Puro, da Duratex. A prateleira inferior fica solta e possui rodízios para facilitar a limpeza.