Áreas Comuns Retrofit Basílio 177
34145
portfolio_page-template-default,single,single-portfolio_page,postid-34145,stockholm-core-1.2.1,select-theme-ver-5.2.1,fs-menu-animation-underline,side_area_over_content,wpb-js-composer js-comp-ver-6.1,vc_responsive

ÁREAS COMUNS RETROFIT BASÍLIO 177

Viver no centro de São Paulo é um ato de resistência. Quem escolhe a região para morar tem propósitos e valores claros, que vão ao encontro de um dos grandes desafios da cidade: dar novo olhar a ativos estressados e abraçar o retrofit como causa nobre.

Para projetar as áreas comuns do Basílio 177, pensamos que a integração bem planejada entre o público e o privado motiva a criação de um senso de comunidade, além de favorecer o acesso aos muitos espaços de cultura disponíveis na região. Por fim, acreditamos que um retrofit desse porte será o catalisador de outras iniciativas que estimulam aplicar a sustentabilidade na cadeia circular

– FÁBIO MOTA E MAURICIO ARRUDA
SÓCIOS DA TODOS ARQUITETURA

Na reformulação da antiga sede da agência de telefonia do estado, que será convertida em um edifício residencial, coube à TODOS Arquitetura cuidar das áreas comuns – que ganharam configurações absolutamente incomuns, capazes de absorver a diversidade de perfis que habitarão o edifício depois da renovação. A incorporação da Metaforma em torno da transformação do BASÍLIO 177 promete requalificar o jeito do paulistano ocupar a cidade. Vale destacar ainda que o projeto de retrofit de arquitetura tem a assinatura da Metro Arquitetos.

A equipe de criação da TODOS se debruçou sobre modos de conciliar o resgate da história do edifício com a valorização do patrimônio. A integração entre o que é espaço público e o que é o espaço privado acontece sutilmente, com o uso das mesmas chapas de granilite pré-moldado nos pisos internos e externos, e ainda, a partir de um mobiliário modular que caminha entre as duas áreas. Uma arquibancada móvel, alocada no mezanino aberto entre as duas torres, receberá a plateia para uma sessão de cinema projetada no salão interno ou para uma infinidade de outros eventos e debates culturais.

A partir do reaproveitamento de materiais nobres existentes – como chapas de mármores e tacos de madeira -, projetamos espaços que contemplam a sustentabilidade de forma prática na cadeia circular. Em outros exemplos: os gradis de desenho marcante da antiga Telesp vão emoldurar o espaço de coworking, ao passo em que painéis de acrílico que designavam os andares ocuparão uma parede retroiluminada no skybar.

PLANTA BAIXA
FICHA TÉCNICA
Nome do Projeto: Áreas Comuns Retrofit Basílio 177
Autor: TODOS Arquitetura
Local: São Paulo – SP
Equipe: Mauricio Arruda, Fábio Mota, Jamille Castelo Branco, Karina Kaori e Yuri Santana
Ano: 2023
Texto: Lara Muniz