Difícil resistir à beleza do Edifício Domus, projeto emblemático do escritório Sifreddi & Bardelli no bairro de Higienópolis, em São Paulo. Repetir seu contorno dentro da unidade de 500 m² foi a maneira que a TODOS Arquitetura encontrou de organizar os espaços sociais do apartamento.
O volume central tem o mesmo desenho do perímetro do prédio. Além de abrigar o hall dos elevadores, a estrutura concentra uma biblioteca complementar ao escritório em um dos lados e um bar de apoio à sala de jantar do outro.
O amplo living se divide em sala de estar, de jantar e escritório e é cenário para a coleção de mobiliário brasileiro moderno dos moradores, com diversas peças de Sergio Rodrigues fazendo companhia a novos elementos escolhidos sob nossa curadoria. Como forma de promover um diálogo melhor entre mobiliário e arquitetura, envolvemos os antigos pilares retangulares num molde redondo com 1,20 m de diâmetro, dando mais fluidez aos espaços. O piso de madeira com um delicado trabalho de marchetaria passou por um trabalho de restauro e avançou pelo trecho próximo à cozinha, onde não chegava antes, numa reprodução idêntica ao original.
Cozinha e sala de jantar se separam uma da outra com a ajuda de uma marcenaria que repete o desenho dos caixilhos de acesso às varandas. Na área de preparo das refeições, uma ilha de mármore branco espírito santo faz a conexão com o espaço social. Há uma segunda cozinha, de uso diário, que fica além do vão aberto no pórtico com forro arredondado.
Ainda na circulação central do apartamento, impacto: o lavabo mergulha nos tons de verde com acabamentos que vão do mármore verde alpi aos azulejos de borda bisotada na cor esmeralda.
Na suíte principal, a TODOS desenhou uma cabeceira arrematada em ângulo para a área íntima. Com ela, o quarto ficou mais acolhedor e a cama esconde um escritório compacto na parte de trás da peça. Ao fundo, um vasto armário com portas de vidro azul-marinho ampliam o espaço de armazenamento. O apartamento se completa com outras três suítes e mais uma sala de TV.