Apartamento Rio Claro
31569
portfolio_page-template-default,single,single-portfolio_page,postid-31569,stockholm-core-1.2.1,select-theme-ver-5.2.1,fs-menu-animation-underline,side_area_over_content,wpb-js-composer js-comp-ver-7.9,vc_responsive

APARTAMENTO

RIO CLARO

Que tipo de reforma se faz depois de outra reforma? Ao assumir o projeto deste apartamento de 200 m², encontramos pronta toda a parte estrutural – elétrica, hidráulica e layout estavam atualizados – nada precisaria ser quebrado.

Os acabamentos, em ótimo estado de conservação, seguiam uma base neutra. Talvez um tanto cinza demais – faltavam texturas. A equipe da Todos Arquitetura repensou o espaço a partir de intervenções na paleta, na iluminação e na distribuição dos móveis, além de fazer a curadoria de móveis, objetos de decoração e obras de arte.

A mudança de maior impacto no living foi a instalação de um painel de lâmina de carvalho tonalizado que percorre toda sua extensão. Essa boiserie contemporânea cria contraste entre os materiais mais neutros, como o piso de epóxi claro que cobre a antiga cerâmica. Acrescentar um módulo central ao sofá também ajudou a distribuir melhor a área social, que reúne três ambientes bastante distintos entre si, apesar de não haver nenhuma divisória. A poltrona Esfera, de Ricardo Fasanello, veio da Herança Cultural. Luminária de piso do Estúdio Rain. No detalhe, mesa de mármore da Artefacto.

Sala de estar, de jantar e cozinha estão integradas, mas bem definidas. Para além da esquadria de aço carbono preta, mantivemos na varanda o piso original de caco de mármore, acompanhado agora por um espelho fumê na parte interna do guarda-corpo.

A passagem para a área íntima ganhou importância com o clima artsy resultante da combinação entre as boiseries no mesmo tom da base e o papel de parede geométrico aplicado no teto. A partir dali, o apartamento ganha novas cores, mais acolhedoras. A obra de arte Chain é do Estúdio Rain. Neon de Kleber Matheus Studio no lavabo. A foto de Brad Pitt tem a assinatura de Mario Testino. Banco de Claudia Moreira Salles.

O quarto de hóspedes tem paredes e teto coloridos pelo mesmo tom de rosa chamado de Calor do Deserto pela Tintas Coral.

A suíte, por sua vez, repete o painel de carvalho tonalizado na parede atrás da cama estofada com veludo verde. Luzes de apoio se alternam entre uma arandela e um abajur, capazes de prover uma claridade mais suave. Por fim, lavabo e banheiro seguem a mesma identidade visual com bancada de mármore e metais pretos, linguagem elegante e atual.

FICHA TÉCNICA
Nome do Projeto: Apartamento Rio Claro
Projeto: TODOS Arquitetura
Local: São Paulo – SP
Equipe: Mauricio Arruda, Fabio Mota, Laís Delbianco, Rogério Gurgel, Yuri Santana, Paula Megiolaro, Marcela Silveira, Carolina Lindenberg
Área: 140 m²
Ano: 2020
Fotos: Fran Parente