Apartamento Conselheiro Brotero
34666
portfolio_page-template-default,single,single-portfolio_page,postid-34666,stockholm-core-1.2.1,select-theme-ver-5.2.1,fs-menu-animation-underline,side_area_over_content,wpb-js-composer js-comp-ver-6.1,vc_responsive

APARTAMENTO CONSELHEIRO BROTERO

Quantas histórias cabem em um lar? No apartamento do arquiteto Maurício Arruda, diretor criativo da TODOS Arquitetura, moram inúmeras. Os 260 m² do imóvel são repletos de móveis garimpados com olhar atento, obras de arte colecionadas ao longo da vida e muito artesanato brasileiro.

Aqui, as surpresas começam logo ao abrir a porta do imóvel e se deparar com a cozinha. “Para mim, este é o lugar mais importante da casa. E não é apenas entrar pela cozinha, é entrar pelo meio dela, entre a geladeira e o fogão. Essa informalidade faz com que as pessoas se sintam mais à vontade”, conta Maurício.

Integrada ao living, a cozinha é o ponto focal do ambiente. Na parede ao fundo, a combinação da marcenaria, executada pela New Móveis, e o revestimento cerâmico rústico, da Portobello, reverbera uma variação potente de tons de azul-escuro. O espaço é finalizado com a bancada de aço inox, da Mekal, adornada pelas banquetas Pedrita, de Marcelo Caruso, e a Sela, de Ricardo Graham Ferreira.

Logo à frente, está a sala de jantar. Resultado de muito garimpo, ela reúne grandes clássicos do design. A começar pela mesa de jantar Guarujá, de Jorge Zalszupin, com cadeiras Thonet. O pendente Rito, da Dsgnselo, e a moringa Bola, de Francis Petrucci, completam a cena. Ao fundo, sobre a parede azul Firmamento, da Tintas Coral, a obra de Chico da Silva reúne as cores presentes no living.

Chegando à sala de estar: uma profusão de cores, texturas e materiais. O sofá modular Lagoa, da Menu Casa, em um tom terroso e veludo, contrapõe com o couro preto do Amazonas, assinado por Jean Gillon. Outro renomado nome do design presente aqui é Geraldo de Barros, responsável pela poltrona tubular cromada revestida com tecido da Donatelli.

A estante repleta de livros é assinada por Maurício Arruda e junto à luminária de parede 265, da Flos, cria o cantinho perfeito para leitura. Na parede oposta, a tapeçaria de Jacques Douchez é outra obra que reúne a paleta de cores do ambiente. Estratégia criativa na hora de escolher as peças de arte que serão protagonistas nos espaços.

No quarto principal, apostamos em uma solução arquitetônica que transformou o cômodo: as vigas falsas. Elas foram desenhadas para abrigar a fiação elétrica, mas se tornaram um elemento de destaque impressionante no ambiente de tons neutros.

Além de dormitório, um cantinho para home office foi contemplado no espaço. Ele é formado pela escrivaninha de jacarandá, de Jorge Zalszupin, cadeira 3 pés, de Ricardo Graham Ferreira, e tapeçaria Capivari, da Oiamo.

No banheiro, o quartzito Green Marinace, da STA Rochas, reveste bancada, piso, meia parede e o box. O gabinete ganhou o exato mesmo tom da pedra, chamado de Olive pela New Móveis. Para a iluminação, a escolha pela tela tensionada, da Tensoflex, ajuda a criar a sensação de claraboia.

Logo ao lado, está a suíte de hóspedes, já que o morador adora receber em casa. A paleta vibrante do ambiente reúne tons de azul, amarelo e terrosos. A parede na frente da cama abriga a gallery wall de obras preto e branco. No banheiro, o destaque é o papel de parede Nuvens, assinado por Regina Strumpf para a Branco.

No segundo piso, o dúplex revela o terraço com vista panorâmica para São Paulo. Ali, o paisagismo é assinado pela paisagista Letícia Bonomi, que reaproveitou as espécies deixadas pelo antigo morador e adicionou diversas plantas nativas, árvores frutíferas e uma horta supercompleta.

Para abrigar as hortaliças, Maurício desenhou a estrutura de aço que deixa as espécies mais altas e facilita a colheita. Ainda no espaço ao ar livre, uma bancada revestida com azulejos de piscina cria um cantinho de refeições com banquetas, da Casa Téo. Para proteger a área, a cobertura retrátil com forro de junco, da Arthur Décor, foi a escolhida e é a cereja do bolo neste oásis urbano.

FICHA TÉCNICA

Nome do Projeto: Apartamento Conselheiro Brotero
Autor: TODOS Arquitetura
Local: São Paulo – SP
Equipe: Mauricio Arruda, Fábio Mota, Ana Dix e Marcela Silveira
Área: 260 m²
Ano: 2023
Fotos: André Klotz
Texto: Julyana Oliveira