Estúdio do Nômade
29060
portfolio_page-template-default,single,single-portfolio_page,postid-29060,stockholm-core-1.2.1,select-theme-ver-5.2.1,fs-menu-animation-underline,side_area_over_content,wpb-js-composer js-comp-ver-6.1,vc_responsive

ESTÚDIO DO NÔMADE

CASA COR

Criado para 31ª edição da Casa Cor São Paulo, o Estúdio do Nômade reflete um estilo on the road, no sentido da liberdade, da busca pela reconexão do indivíduo consigo mesmo e com o planeta que está a sua volta.

Essa reconexão deu resultado a esta unidade de habitação que é seu refúgio, um ninho moderno. Essa moradia não esta dividida por ambientes. Pelo contrário, suas zonas sugerem atividades que por vezes se sobrepõem: cozinhar e receber, receber e dormir, armazenar e trabalhar, assim por diante.

Todos os móveis do ambiente dão a ideia de um layout flexível, que poderia facilmente ser transportado para outro local. A cozinha solta no ambiente tem um aspecto tecnológico, graças ao grafite monolítico que define uma unidade de alimentação.

– FABIO MOTA,
SÓCIO E DIRETOR EXECUTIVO DA TODOS

As estantes da entrada e os armários fechados com acabamento natural e tingido em vermelho, usados como áreas de armazenagem, foram desenhados em 1974, pelo arquiteto italiano Enzo Mari e fazem parte do livro Autoprogettazione. O projeto propõe a autoconstrução de mobiliário, o “faça você mesmo”, por meio de técnicas, materiais e equipamentos simples.

Por estar sob a arquibancada do Jóquei Clube, o local tem uma estrutura incomum. O teto curvo é um estuque original do prédio que foi todo restaurado durante a obra e nele nada foi fixado para manter sua integridade física. Para valorizar o pé-direito, foi criada uma linha de cor que se interrompe a 2,3 m do piso. Além desse ponto, foi mantido todo o acabamento branco instituindo uma atmosfera de alcova, ninho, refúgio. No corredor largo, uma área de jardinagem e sala de banho em espaço aberto.

Nosso morador  tem preocupações sustentáveis ambientais e culturais, que aparecem de maneira literal no piso de concreto reciclado , no tecido sustentável que reveste o sofá e no uso do mobiliário vintage,  além do design e arte brasileiros.

Na área externa, o limite entre cidade e natureza é ainda mais visível. Nesse espaço foi montada a sala de banho-jardim a céu aberto, onde a luz natural é a protagonista.

Mistura de estilos, culturas e lembranças de viagem estão presentes em toda parte neste estúdio que reflete um lifestyle livre, que busca acima dos modismos e estilos um contato mais consciente com o planeta e a descoberta de si mesmo.

PLANTA BAIXA
FICHA TÉCNICA
Nome do Projeto: Estúdio do Nômade
Projeto: Todos Arquitetura
Local: Casa Cor 2017, São Paulo – SP
Equipe: Lais Delbianco, Fabio Mota, Mauricio Arruda, Sandra Telles, Paula Bartorelli, Fabio Dias
Área: 90 m²
Ano: 2017
Fotos: Lufe Gomes