Geração Digital Santander – Big Data
29826
portfolio_page-template-default,single,single-portfolio_page,postid-29826,stockholm-core-1.2.1,select-theme-ver-5.2.1,fs-menu-animation-underline,side_area_over_content,wpb-js-composer js-comp-ver-6.1,vc_responsive

GERAÇÃO DIGITAL SANTANDER

BIG DATA

No site Geração Digital Santander, centro de desenvolvimento tecnológico do banco em SP, o prédio principal, chamado de Big Data, foi completamente reformulado. Inúmeras pequenas salas, corredores e depósitos deram lugar a um amplo e colorido open space.

Os quase 8 mil m² por andar foram setorizados em 4 bairros onde a navegação do usuário é orientada pela paleta cromática da marca. Estruturas de bafles coloridas orientam e divertem ao longo do caminho.

Salas de reunião e espaços de call conformam o cruzamento dos dois principais eixos de circulação entre os quatro bairros. Neste encontro de cores e funções acontecem as reuniões mais formais e privadas de cada andar.

No projeto, apesar do protagonismo do open space, foram garantidos momentos de privacidade através de soluções como as versáteis salas de call estrategicamente dispostas pelo layout.

– FABIO MOTA,
SÓCIO E DIRETOR EXECUTIVO DA TODOS

Em cada um dos bairros foram espalhadas estruturas metálicas autoportantes chamadas de Módulos. Nestes espaços, dedicados para reuniões rápidas e informais, a arquitetura é apropriável. As divisórias em vidro serigrafado formam generosas superfícies de ideação, espaço perfeito para escrever, desenhar e colar inúmeros post its.

No centro de cada um dos bairros o Módulo de Abastecimento concentra serviços como pool de impressora, coleta seletiva de lixo, kit limpeza, entre outros. Neste prédio, com um amplo pé direito, os Módulos ganharam um andar superior que serve como palco para reuniões com vista privilegiada para o amplo staff.

Durante a reforma, o forro foi retirado revelando a estrutura metálica que compunha o prédio que no passado abrigou uma fábrica. Rasgos na laje permitiram uma relação mais fluida entre os dois andares, bem como a passagem de luz natural.

Para falar sobre tecnologia de forma inspiradora e poética o ilustrador Fabrizio Lenci criou uma serie de desenhos em formato de grandes painéis.  Ao fundo a ilustração mostra como a natureza e sua inteligência é fonte de conhecimento e inspiração para as criações tecnológicas humanas.

Nos perímetros de cada bairro foram organizadas as estruturas de locker onde cada funcionário conta com o seu espaço privado. Ao fundo mais um dos painéis artísticos comissionados para o site.

FICHA TÉCNICA
FICHA TÉCNICA
Nome do Projeto: Geração Digital Santander
Projeto: Todos Arquitetura e Entre Arquitetos
Local: Avenida Interlagos – São Paulo – SP
Equipe:  Fábio Mota, Laís Delbianco, Maurício Arruda, Daniele Capella, Vinícius Capella, Anna Rossi, André Matias, Cadu Marino, Daniella Oliveira, Guilherme Ramalho, Marcos Trojan,  Marília Leme, Mônica Nickel, Paula Romagnoli, Priscila Antibas, Rogério Gurgel, Renan Bussi
Área: 47.438 m²
Ano: 2018
Fotos: Ricardo Bassetti
Vídeo: Otávio Pacheco