Studio Sol
28410
portfolio_page-template-default,single,single-portfolio_page,postid-28410,stockholm-core-1.2.1,select-theme-ver-5.2.1,fs-menu-animation-underline,side_area_over_content,wpb-js-composer js-comp-ver-7.9,vc_responsive

STUDIO SOL

Com mais de cinco milhões de acessos diários, o Studio Sol, que comanda os sites líderes em música no Brasil como Cifra Club, Letras.mus.br e Palco MP3, abriga seu staff de 60 profissionais em um dos escritórios mais descolados de Belo Horizonte, Brasil.

 

O escritório de 500 m² foi projetado para ser a segunda casa dos times e para isso conta com tecnologia de ponta aplicada na arquitetura e diversas tipologias para ambientes de trabalho.

Numa pesquisa realizada entre os funcionários sobre seu espaço de trabalho anterior, foram levantadas as diretrizes que guiaram a ideação do projeto.

 

O conceito principal foi trazer figurativamente as ondulações de ondas sonoras por meio de elementos de forro, que são o ponto focal do espaço central.

 

Formado por caixas de madeira em diferentes tamanhos, o forro, além de possuir propriedades acústicas, conta também com iluminação automatizada que se transforma de acordo com o cenário desejado.

A concentração de pessoas guiou a paginação das caixas no forro bem como a paginação do piso. As caixas são mais baixas nas áreas onde existe maior concentração de pessoas e mais altas nas áreas de circulação, criando uma ondulação que cobre todo o espaço. O piso se torna mais claro nas áreas de maior concentração e vai escurecendo em seus arredores.

 

O escritório hospeda recepção, ilhas de trabalho para cada time, além de salas para reuniões formais e informais (que incentivam o brainstorming da equipe) e ambientes mais reservados para o financeiro, publicidade e marketing.

Ao longo do perímetro da grande área aberta de trabalho sofás, iluminação e vegetação sugerem momentos de relaxamento e descontração, que também podem ser usufruídos na área de descompressão e cozinha. As ilhas de trabalho possuem mesas e assentos em diferentes tipologias, seja para momentos de concentração, seja para pequenas reuniões informais.

– LAÍS DELBIANCO,
SÓCIA E DIRETORA DE PROJETOS DA TODOS

Nas salas reservadas, o elemento de forro é diferente. Elas receberam instrumentos musicais pendurados no teto através de cabos de aço, sendo uma repetição de instrumento diferente para cada sala. As paredes foram revestidas com painéis de marchetaria que remetem aos estúdios de gravação da empresa. Nas portas dessas salas existem backlights que as intitulam com palavras e nomes do universo musical.

 

A principal sala de reunião é um aquário de vidro com cortinas automatizadas que ora revelam ora escondem seu interior. É equipada com tecnologias de áudio e vídeo, mobiliário de apoio à reuniões e iluminação dimerizável.

A área de descompressão consiste em cozinha, copa, e sala de TV com jogos. Um grande volume vermelho suspenso abriga todos os equipamentos e aparelhos utilizados nesse ambiente. Na copa estão longas mesas com bancos e cadeiras. Ao seu lado está a área de jogos e video game com sofá, poltrona, um balanço e equipamentos musicais.

O acesso aos banheiros se dá por meio de um corredor tecnológico com linguagem de programação de computadores, conhecida pelo staff da empresa, retro iluminada. Esse mesmo artifício é usado dentro dos toaletes, onde a cor da luz se modifica de acordo com o consumo de água, alertando para seu uso consciente. A cor verde significa que está tudo ok, o amarelo pede atenção e o vermelho sinaliza a necessidade de economia urgente.

O projeto recebeu certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) por suas soluções energéticas, desde a iluminação até os eletrodomésticos e computadores.

PLANTA BAIXA
FICHA TÉCNICA
Nome do Projeto: Studio Sol
Projeto de Interiores e Direção Criativa: Todos Arquitetura. Co-autoria: Guto Requena
Local: Savassi, BH- MG
Equipe: Lais Delbianco, Fabio Mota, Mauricio Arruda, Guto Requena, Raphaell Valença, Emily Shayo, Bruno Araujo, Ana Konda,
Área: 500 m²
Ano: 2017
Fotos: Gabriel Castro
Vídeo: Otávio Pacheco