Para o empreendimento Smart Home Alto do Ipiranga, em São Paulo, projetamos dois apartamentos decorados com metragens e personalidades diferentes – um de 85 m² com estilo mais clássico e este aqui com 59 m², urbano, moderno e superfuncional.
A materialidade do projeto é o espelho do conceito: bastante serralheria, cinza, madeira ebanizada e linhas limpas para entregar o mood urbano e contemporâneo
A cozinha é integrada ao estar e os ambientes são marcados visualmente pela serralheria: a estante vermelha colore o espaço de base neutra e detalhes pretos. Nas paredes, o tom Praça no Inverno, da Coral, amplia a paleta de cores com um verde pastel.
Os materiais da cozinha repetem-se na varanda. A solução traz sensação de profundidade e amplitude para o living. Na sala de jantar, desenhamos uma combinação divertida de formas geométricas: mesa oval de base cónica e muitas curvas, presentes no pendente e nas cadeiras Leblon, da Estar Móveis.
No mesmo ambiente está a lavanderia, escondida na marcenaria ebanizada e desenhada sob medida para abrigar a máquina de lavar. Desta forma, a varanda não perde o uso social, mas amplia sua funcionalidade no dia a dia. Logo à frente, projetamos um armário alto, para vassouras, rodos e produtos de limpeza, junto ao bar e um cantinho de leitura com a cadeira Sabiá, da Molio Design.
O quarto de hóspedes divide espaço com um ateliê – opção para quem busca um espaço para trabalhos manuais. Desenhamos um móvel multifuncional com escrivaninha, bastante área de armazenamento e arara.
O apartamento tem um único banheiro, então desenhamos nele uma estética de lavabo, mais social e divertida. O piso de granilite Palladio Cinza, da Portobello, o mesmo de todo o apartamento, se estende por aqui e vai até a meia parede do cômodo. Acima dela, utilizamos o revestimento cerâmico Botanique Camellia, também da Portobello – pequenos formatos são uma tendência em 2024. O protagonismo do ambiente fica por conta da bancada preta de granito Via Láctea, com acabamento polido, que capta o olhar de quem entra ali.
No quarto principal do apartamento, apostamos em soluções que trazem amplitude. Uma delas é a substituição da cortina de tecido por persiana, que deixa o piso à vista. Já a cabeceira se estende por toda a parede e cria, na lateral esquerda, mais espaço de armazenamento. Por fim, a televisão foi embutida em um nicho, que não atrapalha a circulação e traz um visual mais limpo e agradável para o dia a dia.