Que integrar espaços é uma solução inteligente para criar amplitude, já sabemos. Inovar nessa área, no entanto, prova que ainda é possível fazer novas conexões, mais funcionais e cheias de graça. Neste apartamento de 47 m², mantivemos a cozinha e a área social livres de barreiras e ainda desenhamos um painel retrátil capaz de unir o quarto infantil ao canto de TV. Dessa forma, os itens infantis que costumam parar na sala de convivência podem voltar facilmente para o lugar certo com um simples correr de portas.
Desenhamos a marcenaria e acrescentamos um home office expansível a partir do rack: basta abrir as dobradiças embutidas para ganhar uma base para o trabalho em casa. A facilidade também acolhe os estudos dos filhos, visto que a mesa pode ser acessada pelos dois lados do painel verde-menta (cor Lugar de Meditação, da Tintas Coral). Outro resultado interessante obtido com com bom planejamento diz respeito à área de serviço camuflada no cantinho da varanda – à primeira vista, tudo o que se nota é um bar, mas há espaço para todos os itens necessários para a limpeza doméstica.
A cozinha compacta ganhou bancada e frontão de mármore calacata prime, pedra natural que traz sofisticação para o ambiente integrado. Os armários do tipo shaker, com molduras nas portas, modernizam o projeto. Os nichos e as prateleiras usam MDF no padrão freijó da Duratex, o mesmo do painel atrás do sofá. O piso ganhou porcelanato cinza claro (Temps Off White 80 cm X 80 cm) da Portobello. É ele que traz unidade às áreas integradas do apartamento.
Criar esse painel de MDF freijó (Duratex) atrás do sofá serviu para ajudar a setorizar o canto de estar e TV. O nicho de fundo espelhado guarda objetos de decoração e reserva espaço para apoiar pequenos objetos, já que não há mesas laterais. A arandela da Nova Home fixada no painel fornece aquela agradável luz de leitura, um cenário acolhedor para a sala. A varanda abriga a mesa de refeições para quatro pessoas. Cadeiras Home Lab Design e pendente de cerâmica de Maurício D’Avila.
De perto, o armário parece apenas um bar. Ao abrir as portas, no entanto, descobre-se a lavadora de roupas sob a bancada de quartzo branco e, mais à direita, o armário com todos os acessórios necessários para a limpeza doméstica
Uma dose de cor transforma o banheiro social num charmoso lavabo. Experimente adicionar um quadro na mesma paleta do gabinete de lacca vinho, e escolha uma prateleira leve, fácil de mover na hora da limpeza, para o trecho mais baixo. Nas paredes, a textura ripada vem do revestimento White Zigzag 30 cm x 90 cm da Portobello. Repare ainda no tom envelhecido dos metais da Deca, que trazem um certo charme retrô.
Cabe um home office em 47 m²? Sim! E um duplo, para acolher pais que trabalham e filhos que estudam. Desenhamos uma mesa com dobradiça embutida na continuidade do hack da TV: basta esticar a base de apoio, abrir a bancada e pronto. Isso tudo fica integrado ao espaço social do apartamento, permitindo a convivência em família
Funcionalidade é a palavra de ordem neste quarto infantil. Muitos nichos e gavetões acolhem brinquedos, a prateleira sob a cama pode receber colchonetes, o armário colorido com porta de vidro dá autonomia para os pequenos escolherem suas roupas. Tudo isso numa paleta natural e com clima de aventura, como mostram as almofadas da linha Família Dinos, de Mauricio Arruda para a Bobinex. A luminária vermelha é da Golden Art e o tapete, da Lorena Canals Rugs.
Dá pra acreditar que este apartamento ainda tem uma suíte confortável? Desenhamos uma cabeceira estofada bem estreita, para deixar livre o pé da cama. Ali criamos um nicho na parede que recebe a TV e a penteadeira sem prejudicar a circulação. Detalhes bacanas no décor: as mesas de apoio são diferentes. As luminárias repetem a ideia irrevente, mas bebem da mesma fonte, com o traço de Vinicius Siega para a Luxion aparecendo nas versões pendente e arandela. Manta da Codex Home e tapete de Vladimir Boniconte.