A ampliação do programa da residência Jardim América, teve como ponto de partida a casa em estilo Colonial onde a família já morava. Os generosos beirais em telha de barro foram mantidos e guiaram toda a intervenção, buscando ressaltar as diferentes épocas dos volumes integrados.
Buscando um diálogo leve e sutil entre a construção original e o novo anexo, a união entre eles se dá pelo eixo de circulação vertical em vidro, que de forma gradativa se transforma em uma pele metálica que cobre e dá privacidade ao novo volume.
Partindo de um acervo de peças de design e garimpo dos moradores, procuramos integrar de forma harmoniosa e convidativa diferentes estilos e épocas, criando uma casa atemporal e em constante evolução.
No living principal, a estante emoldura um espaço de estar amplo e despojado, onde o conjunto de mesas de centro e poltronas se espalha permitindo diferentes usos.
A sala foi integrada ao pátio frontal da casa através de uma grande esquadria de correr, trazendo a natureza para dentro enquanto, do lado oposto, a lareira central aquece os dias mais frios.
Apelidada de Sala Marroquina, pelo estilo baixo do sofá e o tapete Berbere, este espaço é um convite ao descanso junto à lareira e jardim.
A pérgola em concreto, protege do sol excessivo e desenha as paredes com sua sombra, evidenciando a relação entre a base do sofá e o banco baixo que corre até o jardim.
Completam o espaço as poltronas escandinavas e a arandela desenhada em 1951.
A escada em formato helicoidal tem degraus em madeira, guarda corpo externo metálico e estrutura central em mármore piguês. O volume escultural dá acesso ao segundo pavimento, integrando com leveza os andares.
O painel em Carvalho Americano, mimetiza portas de armário, acesso à sala de TV, lavabo e cozinha, trazendo calor ao ambiente e contraste com o piso de concreto polido de alto desempenho.
A mesa de Jantar em jacarandá cria um conjunto harmonioso com as cadeiras Beetle e o lustre em cristal acervo da família. O quadro com motivos naturais dialoga com o jardim externo que adentra a casa através do átrio de pé direito duplo.
Prática e atemporal, a cozinha foi projetada para proporcionar um uso descomplicado e integrado à parte social da casa.
O painel em carvalho unifica ou isola por completo esse espaço, permitindo diferentes configurações ao longo do dia.
A bancada em ilha, revestida em ladrilho hidráulico 10×10 rosa, tem tampo e frontão alto em silestone branco. O volume esconde forno e máquina de lavar louças, criando um visual limpo e harmônico com a área mais social da casa.
Acoplada à ilha, a mesa executada em marcenaria é o local perfeito para refeições rápidas com vista para o jardim.
A Sala de Tv é um convite aos momentos de aconchego e descontração em família. A janela baixa dá privacidade aos moradores que podem aproveitar, mesmo deitados no sofá, de uma bela vista para o jardim. Os painéis em Carvalho completam o clima intimista aquecendo, com seus tons e textura, o ambiente.
Acima da janela a coleção de fotografias invade as paredes e traz, junto com biblioteca repleta de objetos e obras de acervo, memória e afeto.
A suíte principal da Residência Jardim América é acolhedora e austera. O amplo espaço tem duas paredes em vidro que se abrem para a varanda privativa, permitindo uma relação direta com o jardim.
Os móveis, clássicos do design italiano e escandinavo, assim como os abajures de murano rosa, fazem parte da memorabilia dos moradores. Completam o conjunto a nova poltrona em veludo rosa, luminária de piso e os painéis brise pivotantes que criam uma relação de aberto e fechado com o corredor de acesso ao closet e banheiro da suíte.