Em uma área com mais de 90 mil m², na Avenida Interlagos – SP, está localizado o Geração Digital Santander. Neste site, com ares de uma pequena cidade, está reunida a equipe de desenvolvimento tecnológico do banco. Aqui o projeto foi pensado para ser palco de grandes inovações, numa atmosfera que transpira criatividade e tecnologia.
No projeto de Retrofit, o prédio de entrada “First Gate” foi envolvido por uma versátil pele metálica ganhando, de forma prática e rápida, uma nova roupagem onde o destaque fica por conta do volume vermelho central que conduz funcionários e visitantes até a nova recepção.
Ao passar pela recepção os visitantes encontram um ambiente onde o vermelho da marca predomina, suavizado por tons de cinza e madeira. Aqui a vocação tecnológica do prédio se faz presente de diversas formas.
A ausência de forro revela as estruturas técnicas do prédio, emolduradas por um preciso grid de iluminação linear em LED.
No piso estruturas metálicas vazadas, chamadas de Clouds, conformam espaços de reuniões leves e transparentes que parecem flutuar, tornando o local perfeito para reuniões mais rápidas e informais.
A diversidade de mobiliário, que vai de poltronas a um grande balanço, possibilita inúmeras combinações e novas formas de encontros.
Para reuniões mais formais, salas maiores foram dispostas no perímetro onde o ambiente bem iluminado é resultado de uma grande tela tensionada que pende do forro.
No lado oposto às salas, o novo layout recebeu foyer e auditório. Disposto em formato de arena, suas cadeiras leves e empilháveis permitem diversas possibilidades de configuração. Ao fundo arquibancadas permitem a máxima utilização do espaço. O tom lúdico fica por conta do colorido grafite do artista brasiliense Onio.
Aqui, natureza e arquitetura dialogam. Grandes portas pivotantes integram o auditório com a praça central.
No segundo andar, que abriga área de staff, o carpete pixelizado em vermelho dá o tom da marca. Aqui a iluminação linear em LED coloca em evidencia o amplo pé-direto que revela as estruturas técnicas.
No espaço principal do salão, uma estação vermelha, chamada de Módulo de Abastecimento, reúne uma série de itens fundamentais no dia a dia dos funcionários, tais como impressora, espaços de coleta seletiva e um kit de limpeza que garante a todos autonomia para manter os espaços de trabalho organizados.
Espalhadas pelo layout, estruturas metálicas chamadas de Módulos se transformam em versáteis espaços de trabalho e reunião. Os fechamentos em vidro tornam a estrutura apropriável, permitindo total interação e intervenção entre arquitetura e o usuário.