Emiie
36017
portfolio_page-template-default,single,single-portfolio_page,postid-36017,stockholm-core-1.2.1,select-theme-ver-5.2.1,fs-menu-animation-underline,side_area_over_content,wpb-js-composer js-comp-ver-7.9,vc_responsive

EMIIE

Com 160 m², este apartamento decorado do empreendimento EMIIE, da incorporadora SKR, em Moema, São Paulo, foi desenvolvido para quem busca conforto sem abrir mão da funcionalidade. Os interiores valorizam a marcenaria autoral, que se destaca por trazer autenticidade e criatividade na forma de explorar e otimizar cada cômodo do projeto.

Adotamos uma base neutra e apostamos em pontos de cor em tons quentes para criar contraste no ambiente — como as poltronas Dio, do Estúdio Felipe Madeira, em terracota, e a marcenaria mostarda na cozinha, feita em Laca Sayerlack Y033. Para garantir unidade e continuidade visual em toda a área social, utilizamos um bloco em MDF Nogal Málaga, da Berneck, que integra lareira a gás, suporte para TV, estante entreaberta que se estende pelo corredor até o home office, além da adega e da cozinha.

A integração da varanda com a sala de estar resultou em um layout mais fluido e espaçoso, ampliando a área de circulação e valorizando a convivência na área social do apartamento. O sofá e o tapete em tons de bege criam um contraponto suave à base escura da marcenaria amadeirada —  que não indo até o teto traz leveza à composição. Outro ponto interessante desse móvel no ambiente é a parte vazada em serralheria, que traz um toque contemporâneo e valoriza ainda mais a seleção de objetos da Mauricio Arruda Casa, Tok&stok e Boobam.

O projeto foi desenvolvido para refletir os valores do empreendimento: sofisticação, funcionalidade e inteligência espacial. Criamos um produto que atende ao público que valoriza design autoral, integração dos ambientes e soluções que melhoram a experiência de morar bem, combinando estética e usabilidade.

– FÁBIO MOTA
SÓCIO DA TODOS ARQUITETURA

A sala de jantar conta com uma mesa redonda com tampo de concreto, da Mezas, que reforça a proposta de leveza ao dialogar de forma harmônica com a marcenaria escura presente no ambiente. Essa marcenaria aparece na forma de uma adega, com 1,60 metro de largura e 30 centímetros de profundidade, com capacidade para armazenar até 120 garrafas de vinho.

A cozinha conta com uma bancada de 7,5 metros em mármore Arabescado Brasil, que reúne a área molhada, os eletrodomésticos, a zona de preparo, a churrasqueira a gás, o bar e a champanheira. A mesma pedra foi usada no frontão, garantindo continuidade ao acabamento. Na parede oposta, foram criadas soluções de armazenamento, como um gavetão semiaberto para os itens da despensa e uma porta escamoteável que facilita o uso dos equipamentos de cozinha. Ao fundo, a lavanderia é completa e segue o mesmo padrão estético da cozinha.

A primeira suíte foi transformada em home office, com opção de quarto de hóspedes. A estante de MDF amadeirado vazada funciona como uma parede, garantindo integração com a área social. O sofá Retrátil Snug, da Menu Casa, também serve como cama. A escrivaninha em MDF com acabamento em laca Sayerlack Y155 traz aconchego, complementada pela arandela Julieta, da Marilena G, e a Cadeira Siri, da Líder Interiores. O banheiro, com estilo de lavabo, ganhou uma cuba em mármore Rain Forest Green

no lugar de um gabinete.

A segunda suíte, projetada para um adolescente, apresenta o piso vinílico Injoy Papoula Bege, da Tarkett, que se estende tanto no chão quanto na parede atrás da cama, criando uma estética moderna e integrada. O armário aberto, feito com elementos de serralheria e madeira, traz leveza ao ambiente, proporcionando um equilíbrio entre funcionalidade e estilo.

Esse closet de 9 m² foi projetado com o mesmo MDF Nogal Málaga da área social, garantindo um ambiente integrado e com bastante espaço de armazenamento. As portas de vidro foram escolhidas para ampliar o espaço e destacar seu potencial. A iluminação, feita com tela tensionada, distribui a luz de maneira uniforme por todo o ambiente.

A suíte máster foi projetada para oferecer um ambiente de conforto e amplitude. A cabeceira, que se estende de ponta a ponta pela parede, envolve a cama e é revestida com o tecido Vila Olmo Umber, da Quaker. Complementando o design, um grid de madeira, inspirado em uma boiserie, foi criado com MDF Nogal Málaga da Berneck, contrastando harmoniosamente com o papel de parede da coleção

Essencial 4307, da Bobinex.

Para agregar mais personalidade ao espaço, a mesa de cabeceira, que também funciona como banco, é feita em Mármore Branco Paraná e foi cuidadosamente desenhada pela TODOS. A poltrona Copacabana, de Fernando Jaeger e o quadro Emanoel Araújo 35, da Galeria Livia Doblas arrematam com muita beleza as escolhas desse quarto.

Funcional e prático, este banheiro demonstra que o equilíbrio pode ser alcançado com as escolhas certas de revestimentos. As três arandelas Piccolo W, da Lumini, iluminam o ambiente e destacam o revestimento Cotto Ricci CR04, da Keramica, na parede atrás da área úmida. O box e o piso são revestidos com mármore Branco Paraná.

PLANTA BAIXA
FICHA TÉCNICA
Nome do Projeto: EMIIE
Autor: TODOS Arquitetura
Local: São Paulo
Equipe: Maurício Arruda, Fábio Mota, Caio Almeida, Fernanda Klumpp, Marcela Silveira, Priscila França, Victória Pontes, Vinícius Bispo e Yuri Santana.
Área: 161 m²
Ano: 2025
Fotos: Maura Mello
Texto: Camila Borba