CASACOR SP 2022
33305
portfolio_page-template-default,single,single-portfolio_page,postid-33305,stockholm-core-1.2.1,select-theme-ver-5.2.1,fs-menu-animation-underline,side_area_over_content,wpb-js-composer js-comp-ver-7.9,vc_responsive

CASACOR SP 2022

CASACOR celebra 35 anos de existência em 2022 e nós estamos na mostra com a CASA ETÉ Duratex. Em 120 metros quadrados, criamos uma casa cheia de significado – Eté significa verdadeiro em tupi-guarani – com área social ampla e integrada, cozinha, jantar, pequeno escritório e varanda, além de uma suíte completa. A paleta coleciona referências aos lares genuinamente brasileiros, com elementos arquitetônicos e decorativos que remetem às moradas do interior que guardamos em nossas memórias mais afetivas. O espaço está aberto para visitação no Conjunto Nacional, projeto marcante de 1955 com a assinatura de David Libeskind, até 11 de setembro de 2022.

Passar um café, arrastar as cadeiras para acomodar toda a família, jogar as almofadas do sofá no chão da sala, ouvir o riso alto das crianças correndo pela casa - são muitos os tipos de conexões afetivas com as quais estamos acostumados em uma casa brasileira de verdade

– MAURICIO ARRUDA,
SÓCIO DA TODOS

Um pouco da nossa identidade aparece no encontro inusitado de materiais. A cozinha, por exemplo, combina o mármore vermelho (Michelangelo Mármores) com marcenaria no MDF Oásis, lançamento da Duratex. No piso, chama a atenção o revestimento terracota da Cerâmica Portinari (padrão Every Brick Stone Mate), que preenche todo o espaço. Mesa e cadeiras da Wentz Design e pendente Dsgn Selo. Marcenaria Todeschini com chapas Duratex e metais Deca. Serralheria da Baltieri.

Elevamos a estrutura da casa para que o living pudesse contar com uma área para o Sunken Sofa, recurso muito utilizado nos anos 1970, onde o sofá fica rebaixado e permite uma experiência mais imersiva, informal e acolhedora. O pilar existente na estrutura do Conjunto Nacional foi incorporado ao projeto como forma de reverenciar o estilo modernista. “Deslocamos a casa do ângulo reto convencional e, com isso, foi possível abraçar internamente esse elemento e também criar um jardim”, conta Ana Dix, coordenadora de desenvolvimento da Todos Arquitetura .

Escrivaninha de Fernando Prado para Dpot, estante e luminária do Galpão Teo. Cadeira de Juliana Vasconcellos e tapete de sisal da Botteh. Poltrona verde de Zanine Caldas e tela de Wallace Pato sobre a poltrona Girafa, obra de Lina Bo Bardi produzida pela Marcenaria Baraúna. Ao fundo, o tom suave de verde é da Tintas Coral.

Azul Astral, da linha Velluto, é o lançamento da Duratex que virou base para a boiserie nada convencional instalada atrás da cama da Casapronta. Mesas de cabeceira da Pair (base com diferentes madeiras) e Olho Móveis Autorais. Poltrona e arandela do Studio Rain, luminária de piso da Bertolucci e tapete da Botteh. Cortinas da Donatelli. Tela de David de Jesus do Nascimento. O clima retrô se completa com os panôs em tecido azul escuro (Donatelli) e guarda-roupa com fundo de vidro canelado que permite uma integração visual com a sala de banho com banheira e metais Deca. Na suíte do casal, dois padrões de mármore nacional (Michelangelo Mármores) criam o contraste entre preto e branco nas bancadas de apoio da área molhada.

Inserida no espaço do Conjunto Nacional, o projeto comporta uma estrutura no sistema Steel Frame, tecnologia com baixo impacto ambiental e pouca geração de resíduos durante a montagem. Tudo emoldurado pelo padrão Riga, lançamento da Duratex. Para a fachada, a equipe da Todos criou um telhado de duas águas, fazendo uma conexão emocional imediata com o visitante da mostra. Internamente, o forro inclinado possibilitou uma série de soluções geométricas que ora definem o desenho de claraboias para luz zenital, ora delimitam visualmente os espaços de convivência.

Esta é uma casa 100% design brasileiro, incluído móveis, iluminação, tapetes e tecidos. A escolha das obras de arte, feita pela curadora Beta Germano, segue o fio condutor dessa brasilidade e traz para o espaço uma seleção de talentos da cena atual: Zanini de Zanine, Juliana Vasconcelos, Estúdio RAIN, Lucas Recchia, Michel Arnout, Estúdio Alva e Wentz Design são apenas alguns nomes presentes no espaço. O styling de objetos é de Aldi Flosi com direção de Maurício Arruda e participação da nossa equipe. A curadoria de obras de arte tem a assinatura de Beta Germano.

FICHA TÉCNICA
Nome do Projeto: CASACOR SP 2022
Projeto: TODOS Arquitetura
Local: Conjunto Nacional, Avenida Paulista, 2073, São Paulo
Equipe: Fabio Mota, Mauricio Arruda, Rogério Gurgel, Ana Dix, Clara Nahas, Ricardo Lorando Macias, Marcela Silveira, Maria Luiza Okazaki, Amanda Sequin, Lara Muniz
Área: 120 m²
Ano: 2022
Fotos: André Klotz