Casa Ubatuba
35825
portfolio_page-template-default,single,single-portfolio_page,postid-35825,stockholm-core-1.2.1,select-theme-ver-5.2.1,fs-menu-animation-underline,side_area_over_content,wpb-js-composer js-comp-ver-7.9,vc_responsive

CASA UBATUBA

A Casa Ubatuba é uma residência térrea de 480 m², localizada à beira-mar da Praia Dura, em Ubatuba, no litoral paulista. Seu projeto arquitetônico e de interiores, assinado pela TODOS Arquitetura, destaca o design biofílico, promovendo a conexão com a natureza ao redor, respeitando a escala da vegetação local e criando uma integração harmoniosa entre o ambiente natural e o lar. 

 

Com uma planta que, à primeira vista, parece simples, o projeto surpreende pela versatilidade dos espaços e pela materialidade, onde destacam-se a parede de pedra Moledo, que tem cerca de 35 metros lineares de comprimento e acompanha parte da área externa e social da casa, e a estrutura metálica com cobertura de eucalipto.

Sua estrutura combina uma base neutra e praiana, com poucos elementos de cor, e explora diferentes texturas que enriquecem o espaço. O resultado é um ambiente acolhedor, repleto de janelas que inundam os ambientes com luz natural e emolduram o paisagismo da área externa, integrando-o ao interior da casa.

Inserindo a casa de forma natural e harmônica em seu contexto praiano, o terreno à beira-mar acolheu uma morada que respira os princípios da biofilia e promove momentos de confraternização entre familiares e amigos.

FÁBIO MOTA,
SÓCIO DA TODOS ARQUITETURA

Ao entrar na casa, somos imediatamente recebidos por um amplo living com pé-direito alto, resultado de uma escolha arquitetônica de telhado único, projetado para maximizar a entrada de luz natural. O piso de cimento queimado industrializado percorre toda a área social, criando um contraste com a rusticidade da parede de pedra Moledo e o telhado de madeira laminada de eucalipto.

A cozinha é integrada ao living, mas, caso seja necessário, pode ser isolada por portas retráteis de brise — elemento que se repete em outros ambientes da casa. A decoração inclui peças com texturas variadas e materiais marcantes, como as luminárias pendentes da sala de jantar que possuem formato orgânico e são feitas

de fibras naturais.

Ainda na cozinha, os armários de madeira maciça foram projetados para garantir durabilidade e resistência, suportando os efeitos da maresia ao longo dos anos. O acabamento em pátina branca valoriza os veios naturais da madeira. Para reforçar a estética praiana, usamos luminárias assinadas por Sérgio J. Matos, instaladas em uma altura acima do usual, como se fossem plafons. As cadeiras Girafa, de Lina Bo Bardi,

reforçam a brasilidade do projeto.

Dois blocos distintos se abrem ao longo da parede de pedra, ali estão distribuídos os quatro quartos da residência. De um lado, há duas suítes de hóspedes espelhadas, ou seja, exatamente iguais, mas em oposição. Enquanto, o segundo bloco abriga a suíte máster e a suíte das crianças.

 Os quartos foram revestidos com piso de assoalho de madeira, criando uma atmosfera mais aconchegante e diferenciando-os da área social. As cabeceiras das camas foram construídas em alvenaria e integradas com nichos funcionais que servem de apoio para objetos. Um dos principais destaques das suítes são os banheiros que contam com piso aquecido e uma porta que se abre para um corredor lateral que leva diretamente à área da piscina e, por meio dela, à praia.

A suíte máster é um verdadeiro convite ao relaxamento. O espaço amplo conta com marcenaria funcional e uma cama king desenhada pela TODOS exclusivamente para o projeto. Aqui, o forro de madeira foi patinado e pintado de branco, solução que cria um efeito acolhedor. Para completar o ambiente, uma varanda com deck de madeira abre-se e oferece uma vista privilegiada para o jardim. 

A área externa é o coração da casa: espaçosa e bem equipada. Nela, há uma área para descanso, refeições e uma bancada de apoio com churrasqueira e frigobar para facilitar o uso no dia a dia. As clássicas poltronas verdes Timbó, de Carlos Motta, são o ponto de destaque do ambiente.

Os corredores laterais da casa foram projetados para oferecer funcionalidade e fluidez. Na imagem à esquerda, é possível ver o acesso direto aos banheiros dos quartos, como citado anteriormente. Já à direita, destaca-se a garagem náutica, um pedido especial dos moradores, apaixonados por surfe e caiaque. Ao fundo deste espaço, encontra-se a área destinada à brinquedoteca e ao ambiente de jogos, promovendo momentos de lazer e convivência para toda a família.

O bloco verde na fachada norte da casa abriga dois ambientes distintos: um home office projetado para garantir maior privacidade à moradora, que é psicóloga, permitindo que ela atenda seus pacientes de forma reservada; e a sauna seca, que conta com uma grande janela redonda, oferecendo uma vista privilegiada do jardim.

PLANTA BAIXA
FICHA TÉCNICA
Nome do Projeto: Ubatuba
Autor: TODOS Arquitetura
Local: Ubatuba – SP
Equipe: Fábio Mota, Maurício Arruda, Ana Dix, Marcela Silveira, Maria Fernanda Galvão, Ricardo Brito, Rodrigo Valente, Rogério Gurgel e Vinicius Bispo.
Área: 480 m²
Ano: 2024 
Fotos: André Klotz
Texto: Camila Borba