Criar uma identidade única para duas casas vizinhas e absolutamente diferentes entre si: começa assim este projeto localizado no Jardim América, na cidade de São Paulo. A primeira delas guardava uma linguagem colonial, com madeiramento aparente sob os beirais do telhado; a segunda, mais compacta, se aproximava mais dos típicos sobrados paulistanos, com laje simples.
Pelo lado externo, uma trama metálica agora conecta o trecho superior das duas construções. As janelas ganharam molduras do tipo caixa, algumas das quais abrigam floreiras embutidas. No térreo, um pórtico revestido com lajotas cerâmicas envolve a área externa. O mesmo tom de terracota aparece no portão de chapas metálicas. O corredor que antes separava as duas casas ganhou paisagismo e agora é o jardim do estar.
A lareira a gás fica camuflada na caixa de granito Brasília. Esquadrias amplas – note que a altura delas pauta todo o alinhamento das aberturas e revestimentos da área social – ocupam o lugar das antigas janelas. O clima compartimentado cedeu lugar a ambientes abertos e com poucas divisórias.
Internamente, fizemos uma intervenção mais assertiva do que havíamos planejado para conectar os espaços. Por fora, usamos elementos marcantes para criar a identidade que transformou as duas casas em uma única
A estante da Marcenaria Baraúna acompanha a escultura de Flávio Cerqueira.
Entre a sala e a cozinha, a parede curva ganhou ripas de granito branco Itaúnas levigado – o espaçamento entre elas ocultam a fixação das obras de arte, que passeiam livremente pelo ambiente.
A mesa de jantar de rocha natural tem desenho da Todos Arquitetura. Em vez de ocupar uma suerfície plana, o díptico ganhou graça disposto em paredes perpendiculares. O bufê vintage foi garimpado em antiquário.
A porta de latão polido traça os limites entre área social e cozinha, bom contraste com a paleta suave que colore o espaço de preparo das refeições.
A moradora, designer de superfícies, reservou espaço para seu ateliê junto ao jardim.
TV e estudo têm espaço reservado nesta sala no segundo andar da casa, junto ao quarto das crianças.
As suítes das crianças seguem a mesma linguagem, com poucos elementos e paleta neutra.
A suíte principal segue a linguagem neutra, com materiais de texturas acolhedoras.