Dividimos em duas etapas a reforma desta casa localizada em São Paulo. Concluímos a primeira etapa renovando o hall de entrada, a área social e a cozinha, agora conectados. Setorizamos os espaços com a ajuda da paleta, que tem mostarda, rosa e verde como elementos marcantes. A porta de entrada, elemento de peso, recebe os visitantes com seu tom de vinho (L140 Sayerlack).
A casa ampla ficou praticamente livre de barreiras entre os ambientes sociais. Para criar a sensação de unidade, o mesmo porcelanato com aparência de réguas de madeira avança pelos ambientes. Ele foi aplicado sobre o cimentício que havia antes, maltratado pelo tempo. Também desenhamos um banco de alvenaria que cumpre múltiplas funções: é mesa auxiliar para as cadeiras peacock, rack sob a TV (inclui um nicho para esconder a fiação dos equipamentos eletrônicos), lareira e complemento para o sofá verde, que fica encaixado em um trecho aberto. O pufe de taboa veio da Codex Home e o vaso de barro com os ramos de capim-do-texas, da Pair. Escolhemos um acabamento que usa vidro reciclado na massa cimentícia (Brick 6,25 x 25 cm), da Gauus Revestimento. Cadeiras Peacock são acervo dos moradores. Bandeja sob o arranjo de velas da Dpot Objeto e tapete da Botteh.
Panela de Barro (Tintas Coral) é o nome do tom de mostarda que preenche as paredes do hall de entrada. O aparador de madeira rústica veio da Pair e o garrafão convertido em abajur, da Divino Trancoso. Muitos dos móveis da família foram incorporados ao décor. Caso do sofá agora bege e das poltronas rosa, ambos reestofados. As paredes claras da casa foram cobertas pelo tom de Bege Pilar, também da Tintas Coral. Sob a tela na parede, conjunto de vasos Dossel, do Estúdio Dentro.
No trecho da sala mais próximo da área de lazer, optamos pela praticidade: aqui não tem tapete e o tecido verde do sofá da Stobag tem tratamento especial para resistir à umidade
A cozinha ampla – são cerca de 50 m² – passou pela maior transformação neste projeto. Além de ganhar mais aberturas para o jardim, graças a um par de esquadrias reaproveitadas da integração de varanda feita pela mãe da proprietária, ela agora conta com uma ilha. Medidas generosas por aqui também: são 1,20 x 2,40 m de superfície sólida (Corian) convertida em área de preparo, pia dupla com calha úmida e canto de refeições. As banquetas de madeira ganharam pintura esmalte no tom Pinheiro Natalino. O rosa suave vem da pintura laqueada (S138, da Sayerlack) e faz belo par tanto com a palhinha que deixa os armários altos arejados quanto com o frontão de mármore espírito disposto na paginação de espinha de peixe.
Na sala de jantar, a mesa para seis lugares da Muma está acompanhada pelas cadeiras Kloe da Tok & Stok e pendente feito com cestaria da Divino Trancoso. O estilo shaker, com molduras ao redor das portas e gavetas dos armários, predomina aqui. Alinhamos duas prateleiras com a coifa, forma prática de criar mais espaço de apoio para elementos do dia a dia, como a jarra da Pair, o abajur da Divino Trancoso e peças da Dpot Objeto.
Espaço livre para a ousadia, o lavabo ganhou painel de parede de Adriana Barra para a Branco Casa. A mesa baixa laqueada de verde (Casa Operandi) serve de apoio, assim como o cesto da Divino Trancoso.