Apartamento Zeit Brooklin
34023
portfolio_page-template-default,single,single-portfolio_page,postid-34023,stockholm-core-1.2.1,select-theme-ver-5.2.1,fs-menu-animation-underline,side_area_over_content,wpb-js-composer js-comp-ver-6.1,vc_responsive

APARTAMENTO ZEIT BROOKLIN

Urbano, contemporâneo e sofisticado: os três adjetivos se encaixam com perfeição ao perfil deste apartamento de 86 m², modelo para o empreendimento Zeit Brooklin, da incorporadora Setin. O layout bem distribuído permite a integração da cozinha com a área social, a varanda convertida em sala de jantar e um lavabo de apoio. Na área íntima há duas suítes confortáveis, uma delas ganhou uma janela interna que conecta os cantos de banho e o de dormir – trazendo luminosidade e uma dose de ousadia para a área molhada.

Setorizamos os espaços com o auxílio de cores. O trecho azul (cor Mistério do Oceano, da Tintas Coral) guarda o lavabo e a entrada para a suíte do filho. Já o bloco preto, com painel almofadado, uma espécie de boiserie em baixo relevo, dá acesso à suíte do casal. Para facilitar a circulação no estar, embutimos a TV na alvenaria e dispensamos o rack tradicional – no lugar dele entra a prateleira CE, de Fernando Jaeger Design.

O corredor amplo, com 1,20 de largura, tem dois suportes discretos que o transformam num pequeno hall: à direita, sobre a ilha, um rebaixo na superfície de quartzo é um ponto convidativo para apoiar objetos; à esquerda, mais baixo, o banco ripado, acolhe bolsas e casacos. Ao fundo, a porta azul guarda o lavabo. Toda a área social do apartamento tem o piso revestido com as réguas do porcelanato no padrão de madeira de demolição Ibirapuera Mix, da Portobello. Posicionado no canto oposto ao da varanda, o espelho feito sob medida multiplica a claridade vinda de fora.

A área social deste apartamento é toda integrada e cheia de praticidades. Escolhemos ainda materiais pouco convencionais para a marcenaria, como os padrões ebanizado e de aço inox, e pontuamos a paleta com um tom forte de azul - bom reforço para a identidade urbana do projeto

– MAURICIO ARRUDA
SÓCIO DA TODOS ARQUITETURA

A tapeçaria de Raphael Dias à venda na Casa Diária segue a paleta do projeto. O verde sutil dali reaparece no sofá Steel, da Lider Interiores. A mesa de centro é o modelo Zoom, da Ondo. As pretas, de apoio, vieram da Boobam, assim como a arandela. A poltrona mostarda é a Ovo, do Studio Massa. Na entrada do lavabo, uma tela tensionada no teto cuida da iluminação difusa, mais acolhedora. Lá dentro, a luz vem da arandela dourada da Lumilandia. A estrutura da pia usa o revestimento Gouache Verde Portobello junto com o granito Cinza Andorinha levigado.

Totalmente conectada com a sala, a cozinha tem bancadas de aglomerado de quartzo cinza claro. Na ilha, a parte de baixo fica livre de um lado e ganha armários fechados com o MDF padrão aço inox. O volume mais escuro concentra fogão e coifa, pia e geladeira – além do bar e da lavanderia – numa caixa de marcenaria com a textura de efeito ebanizado (padrão Absoluto da Linha Design da Duratex).

A porta de correr usa chapa metálica perfurada para ora esconder a lavanderia, ora o apoio para o bar. A mesa de jantar redonda recebe seis pessoas confortavelmente em seu 1,30 m de diâmetro e entra na paleta com o tampo de granito Rosa Raíssa. O nicho da churrasqueira segue a linguagem da cozinha e repete o mesmo aglomerado de quartzo na bancada e no frontão, assim como a marcenaria fechada na parte superior.

Optamos por portas de vidro no armário de casal, que mescla também dois tons de madeira na parte de dentro. Fizemos uma cabeceira de espuma com uma moldura fina de madeira, boa para encostar e ler sob as arandelas articuladas (modelo Led Flat, da Blumenau Iluminação). As mesinhas de cabeceira são do modelo O.U, da Boobam.

Uma dose de atrevimento: colocamos uma janela redonda na parede entre o quarto e o banheiro. O visor ainda multiplica a claridade na suíte.

Em nome da unidade visual, escolhemos o mesmo revestimento (Horizontes Santorini, da Portobello) para ocupar o piso e as paredes do banheiro. Os metais e acessórios pretos conversam com a marcenaria e a serralheria do boxe e do visor para o quarto.

No quarto do filho, desenhamos uma serralheria de apoio no tom vivo de verde-limão, bom contraste com o azull que aparece na prateleira e na bancada (com mão francesa escondida pelo recorte lateral). A luz de estudo vem da arandela Moderna Ascribu, da Lumilandia.

O tom de azul lá da sala aparece mais uma vez na parede do banheiro do filho. Aqui também escolhemos um único revestimento para cobrir piso e paredes, o modelo 1900 Gris, da Colormix.

PLANTA BAIXA
FICHA TÉCNICA
Nome do Projeto: Apartamento Zeit Brooklin
Autor: TODOS Arquitetura
Local: São Paulo – SP
Equipe: Mauricio Arruda, Fábio Mota, Rogério Gurgel, Yuri Santana, Jamielle Castelo Branco, Anna Beatriz Melo, Marcela Silveira, Maria Fernanda Galvão
Área: 86 m²
Ano: 2023
Fotos: Maura Mello
Texto: Lara Muniz