Sobre uma boa base, poucos ajustes fazem muita diferença – partimos daí para renovar este apartamento de 120 m² em São Paulo. O layout bem resolvido dispensou ajustes e concentramos a obra na sobreposição de revestimentos e algumas poucas alterações na parte elétrica. A grande mudança aconteceu com o mobiliário novo.
Fizemos a curadoria de peças que combinam beleza, qualidade, sustentabilidade, praticidade e bom preço, as bases de uma decoração democrática
Tratamos o piso original de tacos de madeira com acabamento fosco, mantivemos as bancadas de granito preto são gabriel da cozinha e da área de serviço e alteramos pontualmente a marcenaria pré-existente, de forma a otimizar a rotina dos moradores e tornar o espaço um pouco mais acolhedor. A conexão entre os espaços surge com a paleta natural que mistura bege, azul e amadeirado em todos os ambientes.
Na sala, o pufe ao lado da mesa de centro se transforma em mais um assento nos dias de visitas em casa. É neste espaço que a paleta se revela: bege, off white, tijolo e um pouco de azul convivem em harmonia. A sala de jantar mergulha nos tons naturais. A parede mais escura foi coberta com a cor Bronze Palm Springs; a mais clara, que se repete no restante do apartamento, é o off white batizado de Branco Artesão. Ambas são da Tintas Coral. Ao lado da cristaleira, eliminamos as portas de um antigo armário e desenhamos prateleiras de drywall com 5 cm de espessura. Mesa, cristaleira, pendente e objetos de decoração da Tok & Stok.
Aproveitamos a estrutura da cozinha, que estava em bom estado. Para tornar o ambiente um pouco mais acolhedor, cobrimos os armários suspensos com um laminado em tom próximo ao da madeira. O recurso se repete na área de serviço, para manter a unidade visual. Um varão metálico (Tok & Stok) deixa os utensílios de uso frequente ao alcance das mãos.
O mesmo quarto assume duas funções: home office para o casal de moradores e quarto de hóspedes para as eventuais visitas. Alinhamos a pintura de meia parede com a base da janela. O tom é Verde Escuro, da Tintas Coral. Um par de cadeiras mostarda de Fernando Jaeger Design moderniza a combinação de verde e amarelo. Os gaveteiros sob a bancada foram comprados online na Veromobili e a luminária branca de piso veio da Bertolucci Iluminação. O sofá-cama tem traço de Mauricio Arruda para a Abarca Móveis.
Se o revestimento original das áreas molhadas estiver em bom estado, cobri-lo com um novo é uma escolha inteligente. No lavabo, usamos a cerâmica Paris, da Portobello, na área de banho e pintamos o restante das paredes com a cor Goma de Hortelã (Tintas Coral). Usamos uma persiana com lâminas de madeira para cobrir a janela desalinhada que havia no espaço e uma prateleira sob a bancada para ampliar a área de apoio.
Mesmo com a cabeceira reaproveitada, o quarto parece ter passado por uma grande transformação. A começar pelo verde clarinho nas paredes, cor Montanha Distante, da tintas Coral. Sob a janela, desenhamos um armário que amplia o espaço para guardar roupas do casal. Apostamos na simetria repetindo a mesa de cabeceira de Fernando Jaeger Design e nas luminárias pendentes idênticas dos dois lados da cama. O jeito certinho foi quebrado pelo par de quadros deslocados para perto da janela. O enxoval em tons suaves veio da Casa Almeida.
Revestimento sobre revestimento foi a solução também para o banheiro da suíte. Escolhemos o Yass, da Portobello, para cobrir o piso e avançar à meia altura. Os pontos hidráulicos, louças, metais e a bancada permaneceram como já estavam. Os gavetões sob a bancada e o armário superior, com portas de espelho, têm o nosso traço.