Este apartamento de 165 m² em São Paulo foi pensado para uma família que não tem medo de cores e que sabe valorizar bons materiais, mesmo antigos. As salas de estar e de jantar estão integradas e ocupam dois lados do grande volume colorido pelo tom de verde (cor Pedra Natural, da Tintas Coral). Este elemento cumpre várias funções: além de armário, ele abriga o hall social e o elevador que dá acesso à entrada do apartamento.
A integração acontece também entre a sala de jantar e a cozinha. A bancada é de mármore Branco Paraná, pedra nacional que resiste muito bem às demandas do ambiente. Uma solução econômica para ampliar o espaço de armários foi criar montantes de drywall entre os nichos de marcenaria. Pintamos as paredes com o tom Pedra Natural, da Tintas Coral, a mais próxima da laca dos armários executados pela New Móveis. Reaproveitamos vários elementos originais do apartamento, como as portas de armários feitas com pinho de riga. A madeira nobre teve tal importância que foi a partir dela que determinamos a medida do nicho onde ela seria realocada. A parte nova da marcenaria, sob a pia de mármore Branco Paraná, foi executada pela New Móveis. A cerâmica Stellar Grey 80 cm x 80 cm, da Pointer Revestimentos, cobre o piso
A paleta rica e o reaproveitamento de elementos originais do apartamento tornaram o projeto mais interessante
Com a redistribuição da antiga área de serviço do apartamento, a cozinha ganhou uma pequena copa. Mais à frente, sobrou espaço para um pequeno depósito sob o varal e uma bancada de apoio acima da máquina de lavar roupas. O cobogó terracota setoriza tudo e empresta sua cor para colorir as paredes vizinhas (cor Terra Prometida, da Tintas Coral).
Na sala de estar, reaproveitamos mais móveis: o armário antigo de madeira escura foi renovado com a cor Talismã, da Tintas Coral. O sofá Pilar é de Fernando Jaeger a poltrona Womb veio da ACDC Casa.
A sala da família ganhou um tom suave nas paredes (cor Sais de Lavanda, da Tintas Coral) e acolhe os moradores nos momentos de lazer. O pufe é da Senhorita Galante e o tapete, da Botteh. Aproveitar o corredor para criar um home office foi uma solução prática e econômica, que melhorou a rotina dos moradores. Usamos duas prateleiras para criar a mesa e uma pequena estante. O nicho metálico no alto cria mais espaço de armazenamento. A cadeira é o modelo Folk, da Móveis Riccó.
Um tom suave de verde preenche o lavabo a partir das pastilhas de porcelana (modelo Candy Cidreira, da Jatobá). A cuba ganhou pintura exclusiva assinada pela designer Calu Fontes. O modelo da bancada, semelhante a uma asa de avião, permite a abertura total da porta e garante espaço de apoio.
Base neutra e acessórios coloridos: a fórmula é excelente para quartos infantis, que precisam de ajustes num curto intervalo de tempo. Aqui, pintamos uma faixa no quarto com o tom Tímido Florecer, da Tintas Coral. A cabeceira de cortiça emoldura das bicamas, vestidas com enxoval da Mooui. Arandelas Escriba da Goldenart, escrivaninha Loa, da Muma e cadeira Serafina, de Fernando Jaeger.
O tapete oriental, acervo dos moradores, pautou a decoração do quarto. O clima boho se completa com a cabeceira de serralheria, o mural na parede e a pintura orgânica mesclando os tons Branco Gatinho e Marfim Eloquente. Na parede oposta, a cor é Canto da Toscana, todas da Tintas Coral.
O banheiro da suíte foi atualizado sem perder sua beleza original. Os azulejos terracota foram mantidos – renovamos os rejuntes – assim como as portas de pinho de riga do armário. A bancada de travertino foi polida e resinada e agora parece nova. Precisamos atualizar a hidráulica dentro do boxe, então o espaço ganhou novo revestimento de porcelanato.