Apartamento Mofarrej
33515
portfolio_page-template-default,single,single-portfolio_page,postid-33515,stockholm-core-1.2.1,select-theme-ver-5.2.1,fs-menu-animation-underline,side_area_over_content,wpb-js-composer js-comp-ver-7.9,vc_responsive

APARTAMENTO MOFARREJ

Neste projeto paulistano de 240 m² (antes duas unidades de 153 m² e 87 m²), a conexão teve início pelas varandas, que contornam a área social, e teve ajuda da paleta cinza, escolha dos moradores, para reforçar a identidade, agora única, do novo endereço. O banco azul em primeiro plano e o sofá vieram da Lider Interiores. Mesas de centro da ,Ovo, poltrona preta de couro de Jader Almeida. Ao fundo, o par de poltronas Beto é criação de 1958 assinada por Sergio Rodrigues.

Unir dois espaços traz desafios que são uma surpresa. O nicho atrás do sofá, por exemplo, surgiu para compensar o desnível criado pelo volume do lavabo, ambiente que fica atrás da parede vizinha. À noite sua iluminação interna traz uma claridade suave ao espaço e destaca os objetos de decoração. Usamos lâminas de madeira no padrão Linheiro Chumbo para dar forma à marcenaria do living (execução da Maria Joaquina Marcenaria). Teto e paredes ganharam textura com aparência de cimento queimado. O piso usa o assoalho de cumaru de demolição rajado da Indusparquet para tornar o espaço mais acolhedor.

Transformar dois apartamentos em um parece uma solução simples para quem precisa de mais espaço. Suavizar as transições e repensar ambientes que se repetem, no entanto, exige atenção dobrada à funcionalidade

– MAURICIO ARRUDA,
SÓCIO DA TODOS

A sala de jantar fica logo ali, depois da bomba de gasolina. O objeto inusitado é um garimpo dos moradores aproveitado como instalação artística. O acesso para a área íntima acontece na passagem decorada por retratos de família. Mesa de jantar de Jacqueline Terpins para a Dpot, cadeiras da Lider Interiores.

Conectada ao restante da área social, a cozinha revela ainda que parte da varanda agora pertence ao interior do apê. Basta ver a churrasqueira, incorporada sutilmente à bancada de pedra sinterizada.

Monocromática, a cozinha conta com uma parede de eletros à esquerda e bancada de serviço à direita, junto da churrasqueira. O piso ganhou porcelanato para facilitar a rotina (padrão Stone Valley White MT, da Roca) e a marcenaria tem acabamento tipo shaker, com detalhe de molduras simples nas portas e nas gavetas. Banquetas altas ao redor da ilha são Ameise Design.

Um pequeno hall concentra recursos úteis para a rotina da família: banco, sapateira, cabideiros e espelho auxiliam na chegada e saída do apartamento. A elegância da pedra natural exótica é a grande atração do lavabo. Aqui o granito Artartic White, da Brasigran, veste piso, meia altura das paredes e pia esculpida.

A nova distribuição rendeu uma suíte para os hóspedes. Um armário aberto que mescla serralheria e marcenaria abriga roupas e objetos junto com o sofá-cama de Fernando Jaeger. No banheiro, o piso de ladrilho hidráulico no padrão Geraldo é criação de Mauricio Arruda para a Ladrilar.

A suíte da menina tomou partido da marcenaria bem desenhada para criar muitos armários sobre a cama emoldurada pelo desenho de casinha. O banheiro repete o rosa suave no revestimento (padrão Liverpool Flamingo, da Portobello). No piso, o ladrilho hidráulico é o mesmo do banheiro de hóspedes (modelo Geraldo, da Ladrilar), apenas em cor diferente.

Um mundo de cores habita o quarto do menino, com papel de parede da Branco Casa e marcenaria que muda de altura à medida que o morador cresce. Enxoval da Mooui. No banheiro, de novo os ladrilhos Geraldo, da Ladrilar, agora em versão azul e branco.

Escritório e sala de TV dividem espaço e trazem uma pincelada de azul para a paleta. Do lado do trabalho, a marcenaria usa o padrão Sirena da Duratex na bancada dupla. Já no canto do lazer, o sofá generoso é o modelo Lego, do estudiobola. No piso, o tapete da Cia. das Fibras mistura dois tons de corda náutica.

Com uma área íntima exclusiva para o casal, foi possível desenhar um closet duplo com medidas generosas (note os armários com portas de vidro refletivo). No caminho até o canto de dormir, uma penteadeira com iluminação serve de apoio para a moradora. A poltrona Organic veio da Micasa.

Piso, bancada e área molhada do boxe contam com o mesmo porcelanato (padrão Pietra Lombarda Grigio 90 cm x 90 cm, da Portobello). Perto do armário com portas de espelho desenhado pela nossa equipe, o revestimento off white é o Casablanca Nuage, 12,5 cm x 12,5 cm, também da Portobello. Arandelas da Goldenart.

O painel de marcenaria que emoldura a cama adiciona uma camada extra de texturas ao canto de dormir. Arandelas douradas do Estudio Orth.

PLANTA BAIXA
FICHA TÉCNICA
Nome do Projeto: Apartamento Mofarrej
Projeto: TODOS Arquitetura
Local: São Paulo, SP
Equipe: Fábio Mota, Lais Delbianco, Mauricio Arruda, Rogério Gurgel, Guilherme Fiorotto, Rebeca de Moura, Fernanda Sabbag, Murillo Felizardo, Carol Lindenberg, Marcela Silveira, Maria Luiza Okazak, Maria Fernanda Galvão
Área: 240 m²
Ano: 2022
Fotos: Maura Mello