O skyline de São Paulo se destaca neste apartamento de 200 m² pertence a moradores que apreciam arquitetura tanto quanto a gente – e que acreditaram na nossa proposta de usar materiais nobres e pouco convencionais. A começar pela escolha do granito branco nepal, também chamado piracema por alguns fornecedores, aplicado nas bancadas da cozinha, passando pelo tauari no forro do teto e pelo granito kilimanjaro que emoldura o lavabo.
Localizado no 20º andar em um dos bairros mais altos da zona oeste da cidade, ele recebe claridade de sobra: toda a área social é banhada pela luz natural que avança a partir da varanda, completamente integrada ao espaço. No espaço íntimo, o clima acolhedor ganha pontos com a distribuição funcional da suíte, que agrega closet, office de apoio e sala de banho conectados entre si na medida exata. Por fim, vale destacar que exploramos diversos recursos para enriquecer o projeto luminotécnico. Usamos arandelas, pendentes, spots, trilhos e luminárias de piso para criar diferentes cenários.
Inserimos um sofá extra no canto à direita do hall de entrada. Ele tem base de gavetões e fica voltado para a paisagem. Note que de um lado ao outro da parede sob a TV, existe um banco de granito ella green com nichos para cestos e outros objetos. Uma mesa extra, também verde, virou ponto de encontro no café da tarde. A poltrona de couro assinada por Aristeu Pires para a Dpot tem a companhia da luminária de piso Bertolucci para criar um canto de leitura.
O piso frio (porcelanato Yass Nude 90 x 90 cm da Portobello) contrasta com o forro de tauari fosco aplicado no teto (Pau-Pau Pisos de Madeira). Ao fundo, o bufê desenhado pela nossa equipe tem o canto arredondado e tampo que repete a ella green do banco. Para vencer os 12 lugares da mesa de jantar formal, usamos quatro pendentes.
Usar as pedras naturais e a madeira de uma forma pouco convencional rendeu uma sofisticação bem brasileira ao projeto
Ilha, bancada e frontão da cozinha principal do apartamento tomam partido da beleza marcante do granito nepal. A marcenaria usa um padrão ripado cinza clarinho e esconde a coifa em uma caixa laqueada de branco. Na foto ao lado, detalhe do bufê com desenho feito pela nossa equipe.
O lavabo também ganhou sua pedra exótica de destaque. Aqui, fizemos uma caixa de granito kilimanjaro para emoldurar a área molhada. Os metais pretos são da linha Mix & Match da Docol.
Nos tempos atuais, ter um home office em casa virou necessidade. O ambiente de trabalho se desdobra em quarto de hóspedes quando necessário, graças à escolha do sofá-cama que revestimos com tecido terracota.
Na suíte, conseguimos conectar o closet com um office de apoio e a sala de banho mantendo o clima acolhedor. Tons de azul reforçam a ligação entre os ambientes. Uma solução interessante no banheiro: desenhamos uma frente de serralheria que emoldura a parte de madeira e dá a impressão de uma boiserie aplicada sobre o armário.
A cozinha de apoio ganhou o mesmo painel ripado branco do hall de entrada e mais acabamentos claros para multiplicar a claridade no local. O piso é o mesmo da área social (Yass Nude 90 x 90 cm, da Portobello), bancada de aglomerado de quartzo e frontão com revestimento Casablanca, também da Portobello. A banqueta tem desenho de Bruno Carvalho, do De Carvalho Atelier, para a Novo Ambiente. A passagem para a área de serviço já exibe a marcenaria verde que avança até a lavanderia.