Conectar espaços – e pessoas, por consequência – tem se revelado uma escolha acertada em nossos projetos. Este apartamento de 213 m² em São Paulo comprova essa ideia. Integramos sala e varanda depois de retirar a esquadria que separava os ambientes e nivelar o piso entre eles. Isso feito, desenhamos uma caixa de marcenaria em torno do pilar, com tampo de granito levigado, que agora é marco num dos cantos mais usados pelos moradores.
A conexão não para ali. Ao lado, uma grande mesa de jantar acolhe as pessoas em torno das refeições, e um pequeno bar dá apoio aos momentos de descontração. Ao fundo, o espaço da churrasqueira também ganha destaque com bancada de pedra natural e o painel de azulejos decorados. A área social fica ainda mais acolhedora graças à parede verde com plantas preservadas.
Acolhimento, aliás, que avança pela área íntima com texturas que convidam ao toque e uma paleta que favorece os tons naturais. Já no hall de entrada e no lavabo vemos o forro de madeira criando impacto visual. Os quartos receberam mais madeira no piso e um planejamento estratégico para o futuro: enquanto pequenas, as crianças da casa dividem um quarto; em breve, no entanto, será fácil adaptar o home office para receber um adolescente.
Esse jeito despojado de morar, em que a casa toda fica conectada é mais prático e atual. As marcações dos espaços existem, mas ficaram mais sutis - basta ver o tapete, por exemplo. Ele delimita o estar, mas não cria barreiras
Do outro lado da varanda, temos uma mesa de jantar com vista para o skyline de SP. Ao fundo, repare na churrasqueira: tem uma ilha de granito cinza andorinha, material com ótimo custo-benefício. E o frontão ganhou cor com a cerâmica padrão Vírgula Escuro 15 x 15 cm da Portobello. O piso é de cimento queimado. Mesa de jantar e cadeiras de Jader Almeida.
Um pequeno estar de poltronas baixas complementa a área social e tira proveito do bar de apoio e da beleza do jardim vertical de plantas preservadas. O paisagismo tem assinatura da Casa Flor Jardim.
O MDF de padrão Inhotim, da Duratex, torna o hall de entrada e o lavabo mais acolhedores. Espelhos da Oruy. Mármore Gris Armani é o nome da pedra que dá forma à pia desenhada sob medida.
O quarto amplo permitiu que uníssemos o canto de dormir com o closet e o acesso ao banheiro. Desenhamos um móvel que tem diferentes aberturas para os dois lados como forma de setorizar os espaços – é ele que delimita visualmente o que é quarto e o que é closet. No banheiro, usamos o mesmo porcelanato do piso para criar a pia dupla esculpida. Metais e acessórios pretos deixam o ambiente mais moderno.
Por hora, esse ambiente tem sido usado como home office e para receber os hóspedes eventuais No futuro, com as crianças maiores, a ideia é que ele seja convertido no quarto do adolescente.
O clima lúdico reina no quarto das crianças. Brinquedos e livros ao alcance das mãozinhas combinam-se com diversos truques de armazenamento, como as gavetas nos degraus e as portinhas sob a bicama. Uma mesa de brincar também cumpre o papel de minipenteadeira. O banheiro segue a mesma paleta com o amarelo forte colorindo a estrutura metálica que suporta a pia.