Programa vasto, espaço compacto: este apartamento de 28 m² prova que metragem enxuta pode sim ser sinônimo de morada funcional e acolhedora. Cozinha e lavanderia integradas à sala, quarto que tem ares de suíte, canto de refeições na varanda e muitos armários fazem parte do projeto que desenhamos para este empreendimento da Riva Incorporadora, o Do It H. Schaumann.
Logo na entrada, posicionamos a cozinha e a lavanderia frente a frente, multiplicando a área de bancada para os ambientes, facilitando a rotina. Integrar a varanda ao estar permite que o espaço de refeições faça parte da área social. O mesmo piso laminado (Oak Floorest Premiere, da Quick Step Brasil) preenche todo o piso do imóvel e faz boa parceria com o MDF da marcenaria da cozinha e do banheiro (padrão Oásis, da Duratex). Note que até o teto ganhou revestimento amadeirado – esta caixa emoldura e unifica visualmente os espaços. O azul claro pontua com cor o acabamento da marcenaria laqueada (laca L018, da Saylerlack). Este é o tom do armário central triangular, que concentra várias funções no projeto. Em primeiro plano, mesa com tampo de granilite da Mezas.
Nichos laterais e prateleiras ampliam o espaço de armazenamento na marcenaria da cozinha e, vez ou outra, agem também como apoio para o estar. A bancada de aglomerado de quartzo faz par com as pastilhas cerâmicas (ref. Blocks 30 x 30 cm cor off white) da Portobello.
Grande coringa do apê, o móvel triangular atende várias demandas de uma só vez. A parte inferior abriga objetos na face voltada para a sala e no outro lado, no quarto, assim como a TV, que gira sobre sua base e volta-se para os dois ambientes. Na ponta, a abertura em ângulo reserva espaço para um pequeno escritório. Por fim, no alto, há ainda uma jardineira.
O formato do móvel azul pauta o ângulo da cabeceira estofada no quarto, uma solução que multiplica o design inusitado de forma sutil. Há também duas chapas de espelho dispostas no canto do armário, complementado por um elemento suspenso sobre a cama. Embaixo na cama desenhada sob medida, nichos e gavetas deixam objetos ao alcance das mãos sem a necessidade de levantar o colchão. O tom de vermelho (laca L138, da Sayerlack) aparece também na prateleira junto à cabeceira. Repetição que cria unidade visual: mesmo quartzo da cozinha, mesmo MDF da marcenaria, mesma laca vermelha do quarto. No armário suspenso desenhado por nós, a porta de espelho corre sobre um trilho e guarda os produtos do banheiro. Na lateral direita, incluímos uma arandela vertical; no canto esquerdo, um modelo bolinha, idêntico ao da cabeceira da cama.