No retrofit do antigo prédio da Telesp, no centro de São Paulo, a incorporadora Metaforma converteu o edifício comercial em residencial, renomeado para Basílio 177, com 240 unidades habitacionais de medidas diferentes. Duas delas foram transformadas em decorados idealizados pela Todos Arquitetura, um com 77 m² e este com 124 m².
Logo na porta de entrada é possível avistar o amplo living integrado com generosas esquadrias que preenchem quase todo o pé-direito de 4,20 metros e permitem a excelente entrada de luz natural.
O piso da área social foi revestido com cimento queimado artesanal e oferece o pano de fundo neutro para destacar outros elementos do décor. Um deles é protagonista do ambiente: a marcenaria com 3,20 metros de altura. Ela forma a estante nude de nichos do estar e se estende até a cozinha onde transforma-se em armários com bastante espaço de armazenamento.
Logo à frente, a bancada da cozinha de granito preto São Gabriel recebe o cooktop no mesmo tom que evita o contraste do eletrodoméstico. Na pia, a bancada, o backsplash e a prateleira são de mármore white piracema.
Logo à esquerda, encontra-se a dispensa do imóvel, escondida na marcenaria com uma porta de 60 cm de largura. Solução de armazenamento inteligente e elegante. O resultado é uma cozinha de estar integrada ao jantar, onde habita a mesa de 10 lugares com tampo de madeira e pés de ferro, assinada por Jacqueline Terpins, com as cadeiras Paty, de madeira sucupira, do Paulo Alves.
Um detalhe interessante na iluminação deste espaço é a combinação de pendentes paralelos que, apesar de diferentes, são semelhantes em seus desenhos de linhas retas.
Ainda na área social, o bloco de alvenaria ao lado da porta de entrada foi utilizado para embutir o home office. O espaço foi revestido com MDF Melamínico Nogueira Pecan, da Arauco, em um tom mais escuro de madeira que transforma o escritório em um ponto focal do estar. A cadeira é o modelo Bo assinado pelo designer Paulo Alves.
Já na área íntima, os dois banheiros das suítes, receberam o mesmo piso de cimento queimado artesanal do living enquanto as paredes foram revestidas com uma textura que imita o cimento queimado, criando a sensação de monomaterial. No entanto, no banheiro do dormitório infantil, ladrilhos verde-musgo do Grupo Ceral, preenchem meia-parede e garantem um contraste no ambiente.
Em todo o apartamento, para aproveitar o melhor da estrutura original, dispensamos os forros no teto e tomamos partido dos pilares à vista e da altura do pé-direito, que no quarto do filho criou espaço para uma parede de escalada e para uma cesta de basquete. Nele, o tom de azul, da Coral, forma um rodateto generoso. A marcenaria oferece bastante espaço de armazenamento: além do guarda-roupas, gavetões e a estante de nichos.
No quarto do casal, a ideia foi disfarçar a altura do pé-direito para criar um ambiente mais equilibrado. Para tanto, desenhamos linhas horizontais que preenchem o olhar, como o painel de madeira que recebe a TV e a sanca acima dos armários que ilumina o cômodo.